Análise Cu de Foca – Bahia 3 x 3 Vicetória

FacebookCompartilhe essa porra!

Ficha a Caminho
:: Por Cassio Melo ::

BAHIA 3×3 VITÓRIA-BA
2ª jogo – Final – Campeonato Baiano 2012

O Bahia foi campeão.

Há 10 anos, desde quando não existia Orkut, Facebook ou Twitter, muito menos blog, desde quando eu era universitário e trabalhava num escritório de advocacia, desde antes de Lula ser eleito para o primeiro mandato, desde quando eu pegava ônibus correndo pelas escadarias da estação da Lapa, desde quando eu ainda não tinha email e meu celular era um Nokia, de tela verde, letras pretas, que tinha no vibracall seu melhor atributo, desde quando eu só assistia aos jogos em pé e desde quando eu só almoçava depois das partidas, tamanha ansiedade, eu não sabia o que era sentir a emoção que sinto hoje. Por tudo isso, acho que a ficha ainda não caiu…não vai dar pra ser poético, nem emotivo. Então, vou me concentrar no que aconteceu dentro de campo e tentar escrever sobre um jogo eletrizante.

Aliás, só mesmo o futebol para transformar um jogo em que nenhuma das equipes jogou bem em um espetáculo. Se faltou técnica, jogadas plásticas, dribles, gols bonitos, sobraram entrega, determinação, raça, vontade de ser campeão. Como já é normal em BaVi, a partida começou nervosa. E como é normal nesse Bahia de Falcão, o time tomou um gol no início: cruzamento de Victor Ramos que veio quase do meio campo, Lomba e Rafael Donato ainda em sintonia baixa deixaram Neto Baiano tirar a vantagem do Bahia com apenas 4 minutos. Era tudo que eu temia, por saber que o Vitória prefere jogar no erro do adversário, explorando as bolas em velocidade. E era só o começo do show de horrores defensivos das duas equipes. Pois, minutos depois, Gabriel, com nome de anjo, cobrou falta da intermediária, a zaga do Vitória não cortou e Fahel, livre, chutou com força, mas em cima de Douglas. Ele, que eu tanto quis evitar no confronto final, aceitou. Vi, da arquibancada, a bola sair debaixo dele, tal qual um ovo, e lamber a rede mansamente, decretando o empate aindo nos primeiros minutos de jogo.

Mesmo voltando a ter a vantagem, o Bahia, talvez pela ansiedade do título, continuava nervoso e inseguro. O Vitória, em mais duas oportunidades, uma com Tartá e outra com Neto Baiano acertando a trave, quase pulou na frente do placar novamente. Aí, veio a contusão do jovem Romário, lateral direito rival e a improvisação de um zagueiro (Gabriel Paulista) na posição. Junto com ela, um momento crescente do tricolor baiano. A partir dos 20 minutos do primeiro tempo, o Bahia tomou conta do jogo e, voltando a ter tranquilidade, usou a troca de passes para manter a bola em seus pés, sempre buscando o gol. Teve boas oportunidades com Lulinha, que decepcionou na segunda finalização, viu Fahel, Diones e Hélder revezarem para chegar de elemento surpresa com a bola rolando e parecia levar para o segundo tempo uma moral maior que a do Vitória. Aí veio a virada. Douglas errou feio, deixou o Bahia fazer um gol direto da intermediária, com Gabriel. Pronto: Bahia na frente do placar e com mais moral. Primeiro tempo tenso, com brigas entre jogadores e intervalo agitado nos vestiários, mas cheiro de quebra de tabu no ar. Tudo indicava que tínhamos um campeão.

A torcida do Bahia comemorava no intervalo de uma forma que me incomodava. Coisas como: ” eu sabia, hoje era nosso” ou ” eu disse que essa camisa dá sorte” me deixavam com um frio na espinha. Achavam que estava tudo resolvido e eu queria que estivesse mesmo, mas sei como são as coisas com o futebol e com o Bahia. Queria mais um gol na frente pra me arvorar a soltar o grito de campeão de novo. Esse gol quase veio com Souza acertando a trave, em um início de segundo tempo que chegou a sugerir uma goleada para o Bahia. Oh glória, foi só a sugestão mesmo…fazendo um pênalti desnecessário, Diones recolocou o Vitória na partida. Aí, logo na sequência, veio outro lance incrível do jogo: Falta para o Bahia, Gabriel cobrou bem mais uma vez, Rafael Donato cabeceou bem e Douglas, a lá Banks*, fez uma defesa fantástica. Na sequência, bola jogada rápida para o ataque do Vitória, confusão na área do Bahia, Pedro Ken acha Dinei livre e ” puft”: o sonho virou pesadelo…e muito rápido. O Vitória voltava a botar as mãos na taça e eu custava a acreditar que aquilo estava acontecendo.

Os 15 minutos seguintes foram de desespero. A torcida visitante fazia sua festa, a torcida do Bahia tentava incentivar timidamente. Dava pra perceber uma grande angústia no estádio quase todo. O Vitória cresceu psicologicamente e tentou matar o jogo com alguns avanços rápidos na retomada de bola. Os erros ainda eram muitos de lado a lado, mas a sensação de que a coisa podia piorar era latente. Com as pernas bambas pelo nervosismo do jogo, cheguei a encostar na escada e olhar para o chão, pensando que o importante é ter saúde, a família estar bem e imaginar que se passou 10 anos já, mais um não vai matar. Aí voltei a lembrar que eram 20 minutos de jogo e que, contra o Flamengo, no início do Brasileirão de 2011, o Bahia arrancou um 3×3 muito mais improvável, bem no final do jogo. Me motivei e voltei a olhar pro campo. Era falta pro Bahia. Gabriel, com nome e pé de anjo, botou na cabeça de Donato de novo. Douglas bateu roupa e Diones, rápido, oportunista, chutou com tudo pra dentro do gol. Bahia empatava e botava a mão na taça de novo. Explosão de alívio, vibração forte, mas contida da torcida do Bahia. A sensação de que mais fortes emoções viriam ainda não tinha passado e por isso, a torcida parecia querer comemorar rápido e voltar a se concentrar ( os sustos haviam surtido efeito, nada de comemorações precipitadas).

A partir daí, os times pareciam cansados, principalmente emocionalmente, mas continuavam a guerra de nervos e erros. O Bahia teve diversas oportunidades pra encaixar um contra-ataque e decidir o título. E o Vitória, quando chegava, aproveitava a fragilidade defensiva do Bahia. Lomba salvou em duas oportunidades de forma milagrosa, no final do jogo. Depois da segunda sequência de defesa, comecei a criar convicção de que o tabu se encerraria. Aí veio um lance em que Gerley errou, Pedro Ken dominou quase no bico da pequena área, aos 44 minutos, e preparou o chute. (Estou falando sério, poucas vezes senti uma pontada (lá ele) tão forte no peito vendo um jogo de futebol. Quando aquele japa dominou a bola, me veio, institivamente, no imaginário, o filme ” Vingando Raudinei”) Tudo parou. Aqueles gritos assustadores de mulheres se desesperando no estádio ecoaram de novo. Chute pra fora! Longe. Ali eu abri o sorriso do título, mesmo ainda nervoso com os minutos restantes.

Depois vi Souza usar da experiência para “conquistar” um cartão vermelho no fim do jogo. Um amigo defendeu o Caveirão, dizendo que a expulsão foi pra o tempo passar. Eu fiquei ” pirado” porque o Bahia ficaria com nove e o Vitória com dez em campo ( Vander e Uellinton haviam sido expulsos ao trocar “carícias”). Souza é líder, é alto, o Vitória abusava de chutões na direção da área. Era importante ele continuar em campo. Mas não tive mais sustos. Seneme apontou para o campo e encerrou oficialmente o maior jejum da história do Bahia. A partir daí, a festa foi aquela que nem precisa descrever ( E que, se precisasse, eu não conseguiria).

Vi o Bahia fazer uma partida ruim, nervosa, mas dedicada e com sorte de campeão. Foram três gols saindo dos pés, em bola parada, de Gabriel. Vi um Vitória raçudo, jogando no seu limite, que é muito claro, mas ameaçador ao Bahia de ontem. Vi uma partida de gols e lances feios, mas emocionante. Mas, o mais importante, é que vi meu time se sagrar campeão depois de muitos e muitos anos.

Algumas observações:

Lomba foi espetacular. Se deu a impressão de falhar no primeiro gol dos visitantes, fez defesas absurdas nos momentos cruciais da partida. É ídolo já.

Madson esteve muito nervoso no início, mas no segundo tempo conseguiu avançar melhor. Fez uma partida dedicada, mas discreta.

Donato demorou a tomar conta do “polvo” Neto Baiano. O zagueirão do Bahia falhou no primeiro gol rival, mas depois se equilibrou e fez uma partida regular. E é impressionante como consegue subir na área pra cabecear.

Titi foi um capitão digno de time campeão. Determinado, atento, disposto. Fez uma jogada no finalzinho da partida que mostrou o quanto ele estava concentrado e focado no jogo, além de muito confiante.

Gerley foi sumindo na parte ofensiva e, defensivamente, deu alguns sustos. Achei uma partida ruim dele.

Fahel mostrou seu faro de artilheiro, seu apreço por errar passes, mas, principalmente, sua dedicação ao time. Raçudo, marcou forte no meio, mesmo que no segundo tempo tenha “aberto o gravata” e a entrada da área do Bahia.

Diones decidiu o campeonato com seu gol e mostrou ter estrela. Segundo título baiano do volante de qualidade técnica questionável, mas muito útil ao tricolor.

Hélder começou nervoso e errando passes como todo o time, mas depois virou o jogo a seu favor com uma partida precisa defensivamente e com apoios importantes ao ataque. Valeu pela determinação.

Gabriel foi o homem do time. Participou dos gols mais importantes do Bahia no campeonato. Ontem não foi diferente. O menino tem estrela. É uma pedra preciosa no elenco tricolor.

Lulinha sumiu no segundo tempo. No primeiro, perdeu dois gols. No geral, fez uma partida ruim.

Souza foi importante como líder e para incomodar os zagueiros adversários, segurando a bola lá na frente. Quase fez um gol consagrador, botando a bola pra beijar a trave, mas faltou força física no final.

Morais entrou, faltou caprichar em algumas bolas de “matar jogo”, mas não podemos esquecer que ele participou de mais um momento importante da história do Bahia. Caras como ele, Diones, Gabriel e Souza, que têm faro para conquistas, eu acho importante ter no elenco. Assim com ter um treinador como Falcão. Em 2011, foi campeão Gaúcho. Agora, baiano. Um técnico que já se mostra íntimo dos títulos. Bom, agora é esperar a minha ficha cair. Eu comemorei muito, vibrei como há muito tempo não fazia. Dancei Kuduru, Tchu, Tcha, e lá vai. Me sinto renovado, mais forte, me sinto diferente. Nem tanto por achar o campeonato baiano grande coisa. Mas por ver o Bahia cumprir com sua responsabilidade. Pela esperança de ter visto um gigante despertar. Comemorei muito porque o Bahia precisava de uma partida assim. Um jogo histórico, para voltar ser Bahia. Um jogo histórico para voltar a ser campeão.

O texto já acabou e a ficha ainda não caiu. Mas o caminho está divertido. Abraço!

461 ideias sobre “Análise Cu de Foca – Bahia 3 x 3 Vicetória

  1. Lindo demais ver a expresão de derroado de Neto Baiano….

    **********C-A-M-P-E-Ã-O******************

    Adoro ouvir as desculpas…os SE..kkkkkkkk
    Se fizesse aquele gol…
    Se não estivesse na vantagem….
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Coitadinhos…o pior ainda está por vir..

    Segunda Divisão

  2. Aeeee!

    Finalmente!

    Agora que venha a análise Nariz de Dragão!

    É CAMPEÃO!!!!!!!!!!!

    Hehehe

    Valeu, Cassio!

    Saudações Tricolores!

  3. O cu desta foca tava era quente. Como não podia deixar de ser.

    Aguardo as piadas do site com o repentino e suicida interesse dos torcedores do vice em falar de passado.

    BBMP!

    • Que passado?!

      A única história dos vices é ter a data de fu(n)dação igual a da abolição da escravatura.

      O resto é factoide.

      BBMP!!!!!!!

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Agora eles estão falando que fomos campeões sem ganhar um bavice kkkk

        acho bonito esse orgulho que eles tem de serem vices invicto

        kkkkkkkkkkkkkk

  4. Partida ruim?

    O Bahia teve as melhores chances, empatou duas vezes o jogo, virou uma vez, segurou a pressão do vice no final.

    Se não fosse o goleiro do vice tinhamos goleado. Ele fez umas 3 defesas de deixar goleiro da seleção com inveja.

    Pra mim o Bahia jogou muito bem, dominou o jogo e ganhou no emocional, não deve ser fácil o rival virar o placar em menos de 5 minutos e mesmo assim buscar o empate.

    O jogo foi tão nervoso, que eu só fazia torcer e rezar, para um simples torcedor do Bahia como eu foi impossível analisar cada jogador.

    Da forma que foi conquistado esse título, todos os jogadores e o técnico Falcão estão de parabéns.

    • Concordo com você cara. O Bahia criou mais chances que o vice e teve frieza pra empatar o jogo quando estava perdendo. Em momento nenhum vi o time desesperado, sem saber o que fazer. Os gols que lulinha e souza perderam nos dariam uma tranquilidade bem maior, mas o bom é que foi mais emocionante assim mesmo…kkkkkkk

      • Depois de 10 anos se não fosse assim não teria a mesma graça, eu adorei do jeito que foi kkkkkkkkkkkkkkkk

        ST

    • Vale lembrar que só Lulinha perdeu dois gols, aquele de letra, defesa da porra do goleiro deles… E depois aquela que ele entrou só e tentou driblar pro lado errado.
      Souza também perdeu o mais feito foi aquela na trave se é só um pouco mais pra cá era saco!

    • Tb acho. Eu comentei aqui isso. Achei o Bahia MUITO SUPERIOR ao Vice. As melhores chances de gol foram do Bahia. Lulinha mesmo teve duas chances claras de gol: a que ia fazer aquele gol de letra e o goleiro do vice salvou e aquela que partiu sozinho, ele e o goleiro e não tentou encobrir (aquela era a bola de Titi no lance do jogo contra a Portuguesa). Isso sem falar na bola na trave de caveirão e aquela cabeçada espetacular de Donato que o goleiro do vice fez aquele milgre. Arrisco até a dizer que algumas vezes o Bahia parecia até brincar de jogar com o Vice. Quando precisava, marcava o gol. Enfim… o importante foi o TITULO.

      BBMP!!!!!!!!!!!!

      • Concordo com vc , mas achei que faltou perna no final e quase vaca vai pro brejo, Souza esta nitidamente cansado e nao soube aproveitar as envestidas de Vander que entrou muito bem assim como Morais que tb teve uma oportunidade que chutou errado numa entrada pela esquerda , nao entendi pq ninguem comemorou com Diones , acho que estavam querendo se concentrar na partida , acho que o juiz foi totalmente tendencioso , primeiro tempo o Bahia faz o gol ja nos acrescimos o timeco do vitoria quis bater nele e ele ainda deu 3 min mais , depois no Penalty o diones foi empurrado primeiro depois com o empurrao ele segurou o merda do vitoria , foi penalty mas ele deveria ter marcado falta em cima de diones , e p/ provar a tendenccia dele foi na expulsao de Vander , o garoto levou um chute forte e ficou no chao depois qualquer umse tivesse levado um chute daquele tb empurraria o outro , o juiz foi aplicar o cartao e correu primeiro p/ vander depois p/ o outro ele estava doido p/ expulsar um jogador do Bahia, vander so merecia o amarelo e ele deu o vermelho , ele foi uma safado ladrao e Bahia deveria proibir aquele sacana de apitar jogos nossos , alem disto ainda expulsou Falcao , todo mundo vai querer ter o gostino de expulsar Falcao. O bahia poderia ter ganhado facil , mas ta faltanto forca na ultima bola , nao sei precisamos de um atacante com Adriano MJ que chegaca bem na ultima bola.

    • Desculpa, mas eu não vejo relação alguma com o governo.
      Agora, que lembra o grito de guerra do acesso, isso lembra! E se o elevador está conosco,concordo com Peixoto:o time de Canabrava vai penar pra subir,SE subir um dia.

  5. A taça não foi feia não,pow…é simplesmente falta de costume

    Ano que vem ,tomara que seja a IGREJA DO BONFIM

    feia p mim foi a do Rio,muito previsível,más gosto é foda

    NÃO SE DISCUTE

  6. Perfeita a análise…
    Duas coisas não saíram da minha cabeça:

    Quando o vice virou e a torcida calou, meu amigo Elias gritando: BOOORA GALERA, VAMO JOGAR JUNTO PORRAAAAA, VAMO CANTAARRR!!!

    E logo depois pituaço inteiro comemorando, pulando, cantando, girando a camisa… festa muito linda e mais que merecida!

    Vamo comemorar, zuar os vice, balançar as bandeiras por aí… foram 10 anos!
    A festa é nossa!
    Bora Bahêa Minha Porra!
    Amor incondicional!
    ST!

    • Cara tensão e medo,ali eu tive medo,tinha a esperança em nossa estrela e tal…más tive um medo da zorra,fui tomado por um misto de tristeza e pavor e se eu estivesse lá em pituaço,provavelmente tbm não teria motivação para cantar nada

      E se chegasse aos 30 minutos sem sair nosso gol,ai meu amigo entraríamos num ponto critico, que em futebol geralmente não tem jeito

      Seriamos vencidos pelo nervosismo,pois nada dá certo quando estamos com essa adrenalina toda

      Graças a DEUS brilhou nossa estrela,e Diones um predestinado sortudo da zorra,estava lá

      Que gol chorado da porra…PQP

      • Desde o início do jogo meu lema era “Calma,galera!”. Claro que fiquei apreensiva quando eles viraram, até porque tinha sonhado que o jogo seria 2X1 Bahia, não contei a ninguém,só que esse placar foi alcançado no primeiro tempo e eu sabia que o jogo não seria fácil, nunca foi,clássico é isso,tensão nos 90 minutos e só haviam se passado os 45 + acréscimos…
        Pedi a N. Sra. da Conceição para guiar meu time,em especial meu “afilhado” Gabriel, adoro esse menino,e aí..tudo certo na Bahia! Como diz minha caçula: Tô felizona!!!

  7. Foi um dos jogos mais sofridos que já assisti na minha vida…mas valeu, o caneco (Elevador) é nosso mais uma vez. O 44º título baiano…que venha a copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sulamericana….bora Bâea minha Porra!!!!!

  8. Juro que quando tomamos o 3 gol do VICE, também pensei no jogo do Fla. Assumo que estava tenso e triste, mas acreditei até o fim. Deu (lá ele) Bahêa!

    BBMP na CB! ! !

    \o/

  9. O avião do vice não funciona. O elevador tá com a gente. Sobrou a escadaria “rocinha dos marinheiros”, cheia de cocô, pra eles tentarem subir para a elite. Vai demorar…

  10. rpz, nossa sindrome de ex-time grande está acabando!! Voltamos a ser os campeões dessa bagaça!!! Agora vamos brocar o grêmio na copa do brasil e começar o brasileirão ganhando do santos de neymar e companhia!! agora é hora de pensarmos grande!!!! Vamos pra cima do sul-sudeste!! vamos recuperar nosso espaço no cenário nacional de uma vez por todas!!! Mas pra isso, precisamos de torcedores confiantes!!! além de alguns reforços!!! VAMOS LÁ GALERA!!! LOTAR PITUAÇO QUINTA E DOMINGO TAMBEM!!!

    pS: Sou otimista mesmo!!! podem até me chamar de maluco, mas eu acredito no meu time sempre!!!

    • E QUEM NÃO ESTÁ OTIMISTA AQUI? OS ÚNICOS QUE PODERIAM NÃO ESTAR NEM COMENTAM MAIS, DESDE QUE O BAHIA GANHOU DA PORTUGUESA ELES DIMINUIRAM OS COMENTÁRIOS DELES E PARA FECHAR O BAHIA FOI CAMPEÃO ELES DESAPAREÇERAM.

      LEMBREI DA TAL DA BAMOR CANTANDO:

      “ÍH! QUE É ISSO A TUIGAY ESTÁ CALADA”
      “ÍH! QUE É ISSO A TUIGAY ESTÁ CALADA”
      “ÍH! QUE É ISSO A TUIGAY ESTÁ CALADA”
      “ÍH! QUE É ISSO A TUIGAY ESTÁ CALADA”
      “ÍH! QUE É ISSO A TUIGAY ESTÁ CALADA”

      ST

      • Porra Marcos tava pensando nisso

        Uma galera parou de comentar

        Justamente agora…

        muitos “infiltrados”

        • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK A ALEGRIA DELES DURARAM POUCO TEMPO.

          EU DISSE A UM MONTE DELES QUANDO ELES VENCERAM O BOSTAFOGO:

          FALEI: AMIGO O PACIENTE QUANDO ESTÁ NA UTI E VAI MORRER ELE DAR A MELHORADA, CHAMADA A MELHORA DA MORTE E FOI ISSO QUE ACONTECEU…

          ST

      • é que eu já vi nego falando por aí que se n contratar cinco, seremos rebaixados!! e isso me irrita!!!

        • LIGA NÃO VELHO. QUANDO ME FALAM ISSO EU PEÇO A ELES OS NÚMEROS DA MEGA SENA JÁ QUE ELES CONSEGUEM ENXEGAR O FUTURO.

          A INVEJA MATA

          ST

        • Não fomos rebaixados ano passado que o time era pior e os outros bem melhor vamos ser esse ano é?

          aondeee!!

          Vamos é brocar na copa do brasil isso sim

  11. RPZ AGORA QUE LÍ A ANALISE SÓ VEIO UMA COISA NA KBÇA:

    LULA É UM PÉ FRIO DA GOTA VELHO!!!

    NÃO SE CANDIDATE MAIS NÃO MIS… QUE NÃO VOU BOTAR EM VC!

    • Cara,

      Eu ate gosto de Lula,mais ptqp o ultimo titulo foi antes dele ser eleito presidente, certo?

      em que ano o Bahia subiu? em 2010 quando Dilma ja tinha cido eleita.

      Lala nunca mais… (primeiro meu Bahia)

  12. Que sufoco da nisgraça, pq as coisas tem que ser assim com o Bahia? que venha o gremio estudantil, o brasileirão e a sulamericana.

  13. Por falar em camisa que dá sorte! Comigo aconteceu uma coisa interessante! SOU SUPERTICIOSO!! nO JOGO DO FLAMENGO, quando o bahia tava perdendo, fui pro alambrado atras do banco de reserva do adversario e o bahia fez o gol. no jogo do remo, assisti o segundo tempo lá e o bahia brocou 4. no jogo do conquista, vi o final do jogo lá e o gol saiu. no jogo do vice, fui ver o jogo lá depois que o vice virou e o bahia fez um gol!! quem quiser me conhecer, pode ir lá, pois não saio mais daquela porra daquele alambrado!!! Ver o jogo lá é uma merda, mas pelo bahia vale o sacrifício!!!

    • KKKKKKKKKKK é isso ai man

      A mistica tricolor,sempre vence

      Cara eu não sei por que,me veio na cabeça,aquele torcedor do
      filme BAHIA MINHA VIDA,o que diz que se o BAHIA ganhar
      ele nem precisa de comida…

      SEJA FELIZ IRMÃO

      • Ele é conhecido como Confete,lembro dele nas festas na casa da minha tia, é amigo dos meus primos há muito tempo.
        Pra vocês terem a dimensão da paixão pelo Bahia.Minha vida,meu amor..

      • Rapaz eu só consigo ver jogo colado no alambrado, fico muito inquieto, os caras mandando sentar (la ele) eu prefiro ficar lá, e foi assim que voces me pegaram para tema de post. (O velhinho) Em cima do alambrado no jogo Bahia x Bahia de Feira!

        • Muito prazer sacaneta,seja bem vindo,e vc é o 1º cara a quem me refiro aqui,que já sei como é…é que esse lance de imaginar os amigos daqui é phoda

          • Brigado! MUITO OBRIGADO a todos, e espero que o Bahêêa nos responda em campo tadas as nossas espectativas sobre esse Brasileirão. Não esquecendo a Copa!
            BBMP. Avante, SEMPRE! ! !

  14. O bom é que a partir da semana que vem só não tem jogo segunda-feira. De terça a domingo tem campeonato brasileiro, séries A e B (pra torcer a favor do Bahêa e contra o vice).

      • Bem lembrado.

        E o Coritiba será o último time da 1ª divisão que eles enfrentarão. Depois, é só timinho do mesmo nível deles…

    • Pois é estamos mais leve,pois tabu é foda,a gente lutando sangue p ganhar

      E os fdp dos rivais,o corno a bicha e o porco (alexi) fazendo de tudo p manter

      rumoai bi,tri,tetra,penta,por enquanto,por enquanto…

      • Concordo em estarmos mais leves. Com o tabu quebrado, ano q vem vamos ter mais tranqüilidade, a não ser q a gente fature a Copa BR ou Sulamericana ( pq não? A Copa do Brasil já foi vencida até pelo Paulista e a Sulamericana é um certame q nenhuma equipe daq, fora o Inter, dá muito valor) e a gente vá parar na Libertadores 2013.
        Qto ao jogo, foi um Ba-Vi à moda antiga, daqueles q eu cresci vendo nos anos 1980: brigas, gol espírita(o 2º gol), jogador indo de vilão a herói ( Diones e Donato) e Vice-versa (Douglas), lances polêmicos, gols incrivelmente perdidos, defesas fantásticas.
        Foi uma final q os jogadores da velha guarda como Beijoca, Osni, André Catimba, o camaronês Ricky, Artuzinho, Marcelo Ramos entre outros devem ter reconhecido como aqueles Ba-Vis em q eles disputavam há décadas atrás.
        E qto ao desempenho dos times, achei sim o Bahia superior ao Vice, especialmente no primeiro tempo. Particularmente, achei q a bola q era p/ matar o jogo foi aquela arrancada de Lulinha no final do primeiro tempo. Naquela hora eu fiquei gritando q nem um louco no estádio “ENCOBRE! ENCOBRE, PORRA!” e completei “Era para ele fazer q nem Júnior fez contra a Portuguesa….”
        E,sim, qdo Pedro Ken ensaiou a “Vingança sobre Raudinei”(bem sacada essa), eu só não enfartei pq não sou cardíaco!
        Mas como falaram contra o Bahia de Feira e o Vitória da Conquista, “deuses do futebol” estavam do lado tricolor de aço, além de que a quebra do maior tabu da nossa história merecia uma partida emblemática!!!
        E q venha o Grêmio!

  15. Foi assim mesmo, quem e Baheaaaaaa, sabe o que passamos esses anos sendo humilhado e agora viramos o jogo estamos na serie A Bi-campeão Brasileiro com meritos, Campeão Bahiano uma porrada de vezes, e eles chorem na nossa Nação tricolor, time ta na segunda divisão mas e de terceira tem estadio mas isso não quer dizer nada, pois o barra disney e a nossa area de lazer. e eles que se lasquem agora começou a freguesia…. denovo. Bora Baheaaaaaa. Minha porraaaaaaaaaaaaaaa.

  16. Pronto. Acabou o baianinho, vulgo pré-temporada de lixo (nada contra quem goste). Agora é hora de focar “the real deal”: Copa do Brasil e Brasileiro.

    AQPI…

    Investi alguns segundos da última semana desenvolvendo um Cálculo Analítico Geoespacial Amostral Derivado Aleatoriamente (C.A.G.A.D.A) e uma Computação Heurística Ubíqua Translúcida Estatística (C.H.U.T.E) para determinar os rumos dos clubes na série A, eis os resultados:

    – Náutico e Portuguesa: já estão rebaixados, esperam apenas a data oficial;

    – Cruzeiro, Flamengo, Figueirense e Ponte Preta: disputarão as outras vagas na série B, com raras chances de irem à zona da pasmaceira;

    – Atlético-MG, Atlético-GO, Palmeiras, Sport, Botafogo, Coritiba e Grêmio: ficarão na pasmaceira, podendo brigar contra o rebaixamento, e só com um milagre para alcançarem algo mais;

    – Bahêa: único time que vejo livre de rebaixamento que ficará na pasmaceira, porém pode brigar por algo acima do 10 lugar e, com muita sorte, tentar algo maior;

    – Vasco, Fluminense, Santos, Internacional, São Paulo e Corinthians: brigarão pelo título e possivelmente ficarão com as vagas na Libertadores, desde que não fiquem exclusivamente voltados à atual.

    Classificação final:
    Fluminense, Internacional, Vasco, Corinthians, Santos, São Paulo, Grêmio, Atlético-MG, Bahêa, Coritiba, Sport, Atlético-GO, Ponte Preta, Botafogo, Palmeiras, Figueirense, Flamengo, Cruzeiro, Náutico e Portuguesa.

    Metas para o Bahêa: terminar entre 9o e 11o (aceitável), acima disso (excelente), entre 12o e 14o (aquém), pior (toc-toc-toc) que 14o (ridículo).

    Alea jacta est!

    BBMP!!!!!!!!

    P.S.
    Antes de qualquer coisa… lembre-se dos “métodos” utilizados.

    P.S.2
    Para a série B não precisei “calcular”.
    Sobem: Goiás, Atlético-PR (se conseguir superar a ausência de seu estádio), Ceará, América-MG ou América-RN.
    Despecam: vice e só.

    • Fala, Pensador.
      Só você mesmo cara, para fazer um exercício de futurologia destes. Cômico.
      Agora, aqui vai a dica: o primeiro já bateu em retirada, segue link: http://bid.cbf.com.br/bid/index.aspx?txtdata=15%2f05%2f2012&selfederacao=BA
      Para quem não tá ligado, Tiago Xavier é Boiadeiro( a volta dos que não foram).
      Continuo alertando a diretoria que precisamos contratar urgentemente um lateral esquerdo e um atacante de beirada.
      Além disso, dos contratos que estão vencendo agora(maio e Junho/2012), precisa renovar com Lomba, Morais e Donato. Desde já, digo que não renovaria com Coelho(ex-atleta em atividade), Mágno “Gaúcho” e Júnior(o mais velho do elenco atual que completará 36 anos daqui a um mês).
      Agora, é focar na Copa do Brasil, a última sem os times da Libertadores e a única em que entramos como cabeça de chave. Acredito piamente que o confronto mais difícil será este contra o grêmio, e desde já deixo o meu palpite de 3 a 1 aqui para a gente e 1 a 1 lá no Olímpico.
      ST e BBMP

    • CAMPEÃO!!!

      48 horas após esta conquista sensacional já tenho condições de dar minha opinião, consciente, sobre o brasileirão. Alguns podem achar que não tem nada que falar sobre isso agora, mas mesmo curtindo o título, o brasileirão já vai começar.
      Antes digo que não tem jogo fácil no brasileirão, pra mim o campeonato mais equilibrado do mundo e que o BAEA precisa de algumas contratações pontuais.

      Atlético/go – arrumado mas dá pra ganhar

      AtletiCU/mg – vinha bem, deu uma caída, mas foi campeao mineiro, não sei como vai começar, acho um time do mesmo nível do BAEA

      nautico – crise total, candidatíssimo a cair

      sport – perdeu o estadual, não tem lá um grande time, o BAEA é melhor, mas tem tradição de serie A

      portuguesa – pelo que vi na copa do brasil, timeco, candidatíssima a cair

      figueirense – não acompanhei, mas perdeu o estadual, e fácil, pro avaí, que é da segunda, entao não deve tá com esses time todo

      BOSTAfogo – ta em crise, bom time, mas não vejo grandes diferenças pro BAEA

      CUzeiro – foi mal em 2011 e continua mal em 2012, entao dá pa ganhar, mas é perigoso

      GAYmio – bom time, mas não tá jogando tudo que pode, tomara que continue assim

      internaciANAL – sempre um bom time nos ultimos anos, tem um dos melhores ataques do brasil com DAlessandro, DAgoberto e DAmião, tomara que DÊ pa ganhar

      coritiba – mudou um pouco o time do ano passado, ainda tem uma base, nao vi jogar, mas foi campeao estadual, acho do nivel do BAEA

      CUrintia – mesmo time campeao brasileiro em 2011, entao, pedreira

      PAUmeiras – nao gostei dos dois jogos que vi pela tv, nao tenho medo de afirmar que o BAEA joga melhor, mesmo tendo um elenco mais barato

      sao PAUlo – bom time, bom elenco, o que pode fuder com eles é o tecnico, nao gosto de leao, mas vem numa fase boa e pegaremos os bambis ja no inicio, entao, pedreira

      flaMERDA – em crise, e com joel sardinha vem cheio de marcação, dá pra ganhar

      vasCU – to na dúvida, tem bom time mas ja começou os problemas de relacionamento entre jogadores e tambem com o tecnico, tomara que os problemas aumentem e entre em crise, é melhor que o BAEA mas quem sabe

      FUDIdense – ta jogando bola redonda, dífícl, tomara que se canse indo ate a final da libertadores, nao me lembro agora quando pegaremos eles

      ponte preta – time perigoso, fez boa campanha no paulista, nao vai ser facil mas dá pra ganhar

      AS SANTAS – deixei esse pro fim porque é nossa partida de estreia. Melhor time do brasil. Vou pro jogo já preparado pro que vier ser lucro, mas como é futebol, quem sabe o BAEA não broca? Tomara que as santas poupem varios jogadores pra estreia contra o BAEA já que o embate acontece no meio dos dois jogos difíceis pela libertadores.

      BBMP!

      • O figueirense tava jogando pra zorra, mas deu azar em um jogo e perdeu o campeonato.

        Faz parte, ainda mais num com regulamento tão ridículo.

        Só coloquei como rebaixável por ter mandado o técnico embora.

        Já o Coritiba, não mudou pouco… Mudou quase tudo, afinal é um time de empresário. Só que esse ano eles estão bem mais fracos, sobretudo o elenco.

        Mas vamos ver.

        BBMP!!!!!!!

  17. Faltou falar de Vander e Fabinho que entraram…
    Mas o importante mesmo é que fomos Campeões! Com luta, com garra, com vontade!

    BBMP!!!

  18. Sobre o texto…

    Não sou capaz de julgar final.

    São tantos fatores que não sei como posso comparar com outras partidas não-decisivas.

    O importante é ganhar e foi isso que aconteceu. Pronto.

    BBMP!!!!!!!

  19. Cadê o maluco da Taberna????

    Preciso saber quanto vai ser o jogo do Bahêa contra o Gaymio (rsrsrsr).

    Ouçam o que ele diz, e joguem exatamente o contrário na loteria…

    • Lancei meus palpites para o brasileiro, mas caíram na moderação…

      Os meus são certeiros, diferente dos desse cara.

      BBMP!!!!!!

      • Na copa do Brasil…

        o vital é não tomar gol, 0x0 não é fim do mundo, 1×0 é excelente, 2 ou mais já ganhou.

        O importante é não perder.

        BBMP!!!!!!

        • É VERDADE PEI-SHOW-TO, COPA DO BRASIL JOGANDO EM KSA:

          1º NÃO LEVAR GOLS
          2º SE LEVAR NÃO PERDER
          3º VENCENDO COM 2 OU MAIS GOLS SE DÁ UM PASSO ENORME PARA AS SEMIS.

          • UPS QUIS DIZER PENSADOR
            KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
            AINDA É A TAL DA CEVADA… rsrsrsrsrs

            ST

          • De boa!

            Se bem que a lata do peixoto é muito mais prejudicada que a minha (olhando pela foto que ele posta).

            BBMP!!!!!!

          • Fiquei logo feliz ao perceber que Pensador me achou feio… ainda bem, já pensou se ele me achasse bonito? isso é coisa de vice… agora, como manda a velha e boa lógica, só poderemos achar alguem ou alguma coisa feia se tivermos uma escala de comparação… assim sendo, se Pensador me acha feio, logicamente existem alguns homens que ele acha bonitos, e utiliza como parametro nas suas avaliações de beleza, concordam?

          • Fugindo rapidinho do trabalho…

            Concordo.

            Sou eu mesmo, o exemplo maior de beleza, inteligência e, sobretudo, humildade.

            Sacanagem…

            BBMP!!!!!

        • Exatamente.

          Com esse regulamento, é melhor colocar um time mais ofensivo jogando no campo do adversário, pois tomar gol em casa é barril!
          ST!

      • Bahia vai eliminar o gaymio quinta feira, vai brocar 2×0 e empatar no rio grande do sul.

        campeonato brasileiro vai ficar entre Santos, Inter e Fluminense.

        O Bahia só não vai ficar com a vaga na libertadores no brasileirão porque já vai ter garantido a vaga na final da copa do brasil kkkkkkkkkkk

  20. Valeu meu Baêa, estava aqui no Rio de Janeiro assistindo o jogo mas, apesar da dúvida, desde o primeiro tempo sabia que os vices iriam empatar, mas aquele contrataque não estava nos planos.

    Estava certo do título, mas assim já é demais!!! Pelo menos meu bairro inteiro ouviu nossa torcida (representada por mim!)

    A única coisa que me frustra, foi o Souza e o Lulinha perderem os gols de cara!! Aí o Cássio ia perder o argumento. 3 gols de falta, essa arma ninguém imaginava!

  21. Bola parada com Gabriel na cobrança é nossa jogada mais perigosa. Mas continuo achando que precisamos de alguém pra variar essa jogada, alguém que saiba bater direto no gol. Alguém poderia me dizer por onde anda o Cabo Lima (rsrsrs)?

      • Cirinho, Jean Elias até que acertava umas bolas! Lembra daquele “petardo” no jogo do nordestão? E aquele gol contra os Bambis no morumbi?

        St

  22. Caramba, esse foi um dos melhores textos que ja li no BBMP, rachei de rir lendo tanto quanto fiquei emocionado, BOTOU PRA FUDER CASSIO DA BAHEA. Esse jogo foi realmente digno de um time com estrela e espero que sirva para acordar nosso gigante BAHEEEEEEEAAAAAAA… Somos campeoeeeessssss, BORA BAHEAAAAA MINHA PORRAAAAAAAAA!!!

  23. Realmente galera um jogo típico de uma grande final.

    Ganhando na vontade, na raça, na determinação.
    Não temos como exigir uma partida técnica, pois a emoção fala muito alto.
    A vontade de ganhar determina e muito o espírito numa partida dessas e os atletas do Tricolor de AÇO mostraram essa dedicação.

    Temos que parabenizar todo o grupo pela conquista.

    Aplaudir de pé essa torcida, que é sem dúvida a mais contagiante do Brasil.

    Agora é focarmos nos próximos objetivos do grupo. Sabemos que precisamos de reforços e esses virão. Temos que ser mais consistentes no brasileirão e como torcida de ouro, fazermos o nosso show, lotando o PituAÇO.

    E quinta devemos estar lá para conseguirmos uma boa vontagem para o jogo de volta pela Copa do Brasil.

    Valeu Baêêêêaaaa!!!!!!!

  24. Galera, falando mais uma vez: na quinta feira TEM QUE LOTAR, BOTAR O CALDEIRÃO PRA FERVER!! Em PoA eles vão fazer isso também.

    ST

    • Tomara que o time consiga manter o foco. A tendência de relaxar depois de uma conquista tão esperada e tão emocionante é grande.

  25. Estava em casa com uns amigos brasileiros e dois francesas para um café. Já tinha avisado que às 12h00 (fuso de +5h) eu iria assistir o jogo. Cara… Eu só ouvia eles dizendo: “incrível como o futebol transforma as pessoas”. Eu conhecido como uma pessoa serena, comida… estava completamente transtornado. Trêmulo. No terceiro gol do Bahia… Até hoje aguardo uma notificação da administração do prédio. Havia uma vascaína que logo se juntou a mim na torcida (claro, ela não iria torcer por rubro-negro) e um francês, que foi embora no final do primeiro tempo.
    Foi de lenhar, viu. Eu só sei que fiquei feliz para caralho e, ao entrar no face, o francês escreveu no meu mural: BBMP!.
    kkkk

  26. Uma observação que passou despercebida:

    Esse blog é de 2007 né?

    Então é a primeira vez que ele é Campeão!

    #BBMP – rumo a outros títulos, ainda esse ano!

    É pé quente ou não é?

  27. Valeu cada segundo investido nessa final. Discordo que o time do Bahia estava nervoso, os gols do Vici foram frutos de vacilo da defesa da gente, Neto povo baiano cheio de mão pra cima de Donato e o mesmo so olhou o adversário subir. Faltou ao Bahia seriedade e firmeza para definir o jogo nas oportunidades que teve, principalmente com Lulinha e Souza na bola aerea que ele tentou dominar, mas cá pra nós, deixar o vici achando que ia levar essa taça duas vezes, não tem preço!! huauhahuaa
    BORA BAHEAÇO CAMPEAO MINHA PORRA!!
    OBS.: Agora o Bahia esta com moral e vai partir pra cima dos gayuchos

  28. Parabéns bi-vice-campeões pela artilharia de Neto “Boiolando”, igualando-se, inclusive à Claudio Adão e parabéns por não perder para o campeão baiano. Demontra-se apenas com isto que vocês preocupam-se demais com estatísticas do nada, que levam a porra nenhuma.
    A série “C” os esperam, time do Exú!!

  29. Bi vice baiano, vice da série “A”, “B” e “C”; e também vice da Copa do Brasil!
    Quase me esquecia!
    Campeões da Uva!!
    Vai de Retro Satanás!!!!

  30. Goiás vem com gosto de gás!!
    Atlético do Paraná vai botar pra lascar!!
    América de Minas vai brocar as meninas!!
    Ceará está louco para voltar!!
    Somente resta a série “C”, para o vice se fuder!!!
    ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah!!!

  31. Aliás, galera: e essa Embaixada ticolor do Rio de Janeiro? Existe? Se não, vamos fundar essa porra!!!

  32. Perfeito o resumo do jogo, inclusive a alusão ao gol de Raudinei

    Coração na mão o tempo todo. O Bahia poderia ter matado logo o jogo, mas como era para deixar esse atrazo de vida de 10 anos não podia ser diferente.
    O que me deixou mais preocupado na partida foi quando estava 3×3 e Falcão sacou Gabriel, logo Gabriel que era o cara que estava definido os lances de gols, mas felizmente acabou e hoje SOMOS CAMPEÕES

    AGORA VAMOS EM BUSCA DA TRÍPLICE COROA.

    E parabéns aos torcedores do vitória que frequentam este site pelo brilhante Bi-Vicecampeonato.rs

  33. Senhores,

    Segue o curriculum vitae das atividades e resultados do vice nos últimos 3 anos para conhecimento e devido encaminhamento:

    2010

    Rebaixamento do vice, mais uma vez, para a série B
    Perda da disputa da Copa do Brasil (mais um vice para coleção…unificação dos títulos: Copa do Brasil, Serie C, B e A…..só falta a série D)
    Ascenção do Bahea
    Reconhecimento oficial, pela CBF, do título de primeiro Campeão Brasileiro em 1959 (isto todos nós já sabíamos!)…no Norte, Nordeste e Centro_Oeste, só nós temos 2 estrelas no peito! No Brasil, só o Inter, Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Vasco, Fluminense e Flamengo possuem mais títulos que o Bahea.
    Consultem: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol#T.C3.ADtulos_por_clube_com_a_unifica.C3.A7.C3.A3o_.281959_a_2011.29)

    2011

    Perda do título baiano para o genérico (Bahia de Feira)…mais um vice!
    Manutenção na série B
    Bahea classificado para a Copa Sulamericana
    Eliminação da Copa do Brasil na primeira fase, disputando com um time nanico

    2012

    Perda do título baiano para o Bahea….mais um vice!
    Rumo à série C, mais uma vez!
    Eliminação na Copa do Brasil, na próxima semana…
    Lançamento do Centro de Treinamento do Bahea…de primeiro mundo!

    Em suma, na resta dúvida que o vice está ladeira a baixo, na baguela e sem freio! Rumo à série D!

    Obs: aproveitei para inserir informações do Bahea para que todos tenham a real percepção do nível de sofrimento da micro torcida de vice!

  34. Senhores,

    Seguem informações complementares do curriculum:

    Número de vice-campeonatos do vicetoria:

    – VICE da Série B em 1992
    – VICE da Série A em 1993
    – VICE da Série C em 2006
    – VICE da Copa do Brasil de 2010
    – VICE do Campeonato Baiano em 26 ocasiões (é o maior VICE do Estado, nenhuma surpresa)
    – Vice da Copa do Nordeste em 3 ocasiões (é o maior Vice do Nordeste, nenhuma surpresa….também!)

    Mas não se preocupem, o Vice é campeão….da Copa da Uva! kkkkkkkkk

    • JÁ QUE VC FALOU ISTO E PARECE CONHECER MUITO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO EU TE PERGUNTO:

      * VC SABE QUAL É O TIME BRASILEIRO CAMPEÃO DE SER VICE CAMPEÃO?

      NÃO DIGA QUE É O VICE POIS ELE É O VICE O CAMPEÃO É OUTRO RSRSRSRSRSRS

      ESCULAMBEI”

  35. Senhores,

    Segue o curriculum vitae das atividades e resultados do vice nos últimos 3 anos para conhecimento e devido encaminhamento:

    2010

    Rebaixamento do vice, mais uma vez, para a série B
    Perda da disputa da Copa do Brasil (mais um vice para coleção…unificação dos títulos: Copa do Brasil, Serie C, B e A…..só falta a série D)
    Ascenção do Bahea
    Reconhecimento oficial, pela CBF, do título de primeiro Campeão Brasileiro em 1959 (isto todos nós já sabíamos!)…no Norte, Nordeste e Centro_Oeste, só nós temos 2 estrelas no peito! No Brasil, só o Inter, Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Vasco, Fluminense e Flamengo possuem mais títulos que o Bahea.
    Consultem: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol#T.C3.ADtulos_por_clube_com_a_unifica.C3.A7.C3.A3o_.281959_a_2011.29)

    2011

    Perda do título baiano para o genérico (Bahia de Feira)…mais um vice!
    Manutenção na série B
    Bahea classificado para a Copa Sulamericana
    Eliminação da Copa do Brasil na primeira fase, disputando com um time nanico

    2012

    Perda do título baiano para o Bahea….mais um vice!
    Rumo à série C, mais uma vez!
    Eliminação na Copa do Brasil, na próxima semana…
    Lançamento do Centro de Treinamento do Bahea…de primeiro mundo!

    Em suma, na resta dúvida que o vice está ladeira a baixo, na baguela e sem freio! Rumo à série D!

    Obs: aproveitei para inserir informações do Bahea para que todos tenham a real percepção do nível de sofrimento da micro torcida do vice!

  36. FONTE NOVA e PITUAÇU, só o BAHÊA tem 2 CASAS MODERNAS!!

    Ano que vem voltaremos a nossa casa, ARENA FONTE NOVA.

    Gostaria de agradecer ao Estádio Roberto Santos, ou melhor, Estádio de Pituaçu. Lá, voltamos à elite (série A), conquistamos uma vaga numa competição internacional (Sul-Americana) depois de muito tempo e reconquistamos a hegemonia do futebol baiano. Pituaçu, meu caldeirão! É CAMPEÃO, PORRA!!! A TAÇA É NOSSA!!!

    Tem um mendingo aí que mora em palafita e fica tirando onda… um timinho fuleiro que nunca foi campeão brasileiro… vice de novo! Time de puta!

    “Tudo está no seu lugar
    Graças a Deus
    Graças a Deus”…

    Obrigado, meu Deus!

    BORA BAHÊA MINHA PORRA

  37. Boa análise, bom jogo, digno de uma final que se preze, com os dois times saindo pro jogo, jogando pra cima e sem medo de errar. Mesmo agente jogando com a vantagem, não deixamos de atacar o rival. O vice, vendeu caro esse titulo, mais foi bom que fosse assim, pq valorizou bastante o espetáculo. Não foi a toa que foi considerado um dos melhores finais de estaduais do fim de semana. Vlw Bahêa, pela conquista, pelo jogo, mais não deixamos de focar no próximo desafio, que será de suma importância nessa nova era de filosofia de trabalho e de resultados convicentes, coisa que não se via a muito tempo no clube. É claro que o nível do camp. baiano é totalmente diferente do que vamos enfrentar nesse semestre que vem.
    Vms q vms esquadrão!!!

    BBMP!!!

  38. Lomba ja é ídolo desde o ano passado…..

    Morais foi essencial no jogo, diversas vezes vi ele prendendo a bola e fazendo o tempo passar… eu torcia para a bola chegar nos pés dele no final do jogo,, porque ele ganhava minutos preciosos….

    Gabriel.. quem diria… questionado por muitos que o consideravam fraco para o Brasileirão…. Hoje, é uma das peças fundamentais para o time.. MUITO MAIS IMPORTANTE que o ZeroBerto (que muitos queriam no Bahia).

    Donato, sempre fiquei com um pé atrás em relação a ele… mas não podemos deixar de reconhecer que ele vem fazendo bons jogos e na bola parada o Bahia leva MUITO perigo no gol adversário com ele e o Titi….

    Madson, tem velocidade, falta um pouca mais de experiencia, mas acredito que fará um bom campeonato Brasileiro…

    Gerley, apesar das criticas da torcida, vejo qualidade nele…. precisa só de confiança e apoio da torcida…

    Helder e Fahel, foram guerreiros no meio de campo, o Fahel evitou vários gols….. e o Helder deu tranquilidade na saida de bola…

    Souza, sempre fui um critico feroz de seu futebol… Apesar de não ter feito uma partida brilhante, ele tem presença de área… a defesa adversária treme com ele…. e passou tranquilidade ao grupo…

    Lulinha não jogou bem… mas é veloz e as vezes tem uns lampejos e faz boa jogada….

    Vander, esse eu gostaria que tivesse mais oportunidade no time… gosto do futebol dele… é rápido e driblador nato, sou fã desse cara.. e sei q ele pode ser muito útil…

    Diones, para mim: foi um dos melhores em campo… deu combate, partiu para o ataque e fez o gol do titulo…. ele merece, pois é um cara humilde, veio desacreditado por ter vindo do Bahia de Feira, mas conseguiu o seu espaço no grupo….

    Falcão: deu tranquilidade ao time, todos o respeitam… Exemplo de profissionalismo e ética… competente como Jogador, Comentarista e Técnico… Depois de Evaristo de Macêdo, nunca tive tanta confiança como tenho nele…..

    • Morais pra mim está bem próximo do que jogou em 2010, nos últimos jogos que atuou jogou muito bem, domingo quando ele pegava a bola eu me tranquilizava.

      Rafael Donato é superação, com contrato de risco que dependia do desempenho dele no campeonato ele foi muito bem e merece ter o contrato renovado, fora que ele agrada muito ao grupo.

      Diones é humildade e trabalho, sou fã de jogador assim, Diones é prova que João Neto não deu certo no Bahia a culpa foi dele e não do clube, se Diones veio do mesmo time e tá se dando bem no Bahia como é que o clube não deu oportunidade?

      • Moraes, Helder, Titi e Jones jogaram muito ontem. Quem criticar eu vou ficar de mal.

        Fora os outros que já são unanimidades, tais como: Souza, Gabriel, Lomba…

        Fael o monstro de sempre e ainda fez gol, vander que entrou bem…ontem só Lulinha destoou,mas mesmo assim assustou bastante a zaga deles…

        Nos últimos jogos, Vander tem entrado bem e Fabinho tb.E Madson tem tido uma constância que eu gosto – está amadurecendo.

        BBMP

  39. Ufa demorou, foi pior do que espera esse 10 anos parecia eterno. Valeu Isso foi sacanagem queria fazer a galaera sofre como o jogo.

  40. Alguém viu os candidatos a seleção do baianinho?

    Tá com cara que vai ter maioria vice na seleção de máfia deles.

    Lomba, Titi, Donato, Gabriel, Souza e Falcão pra mim não podem ficar de fora, qualquer coisa diferente disso ai é máfia, só espero que não esqueçam de entregar o troféu de vice invicto pra nosso rival

    • Estes foram o que entraram. Souza como atacante 2 e o boiolando 1. Gabriel concorre ao craque do campeonato, concorrendo com o boiolando (imagina, não tem nem comparação)

      O próprio Falcão falou hoje que tinha poucos jogadores do Bahêea.

      A imprensa baiana é uma máfia. Vixeeee!

      BBMP

      • Essa Rede Bahia é uma vergonha a FBF nem se fala.

        A maior arrecadação da FBF dps do que vem da CBF é do Bahia, o Correio ontem vendeu todas as unidades e a Rede Bahia bateu record de audiência tudo graças ao Bahia, nosso time merecia mais respeito dessa raça.

  41. CAMPEÃO!!!

    48 horas após esta conquista sensacional já tenho condições de dar minha opinião, consciente, sobre o brasileirão. Alguns podem achar que não tem nada que falar sobre isso agora, mas mesmo curtindo o título, o brasileirão já vai começar.
    Antes digo que não tem jogo fácil no brasileirão, pra mim o campeonato mais equilibrado do mundo e que o BAEA precisa de algumas contratações pontuais.

    Atlético/go – arrumado mas dá pra ganhar

    AtletiCU/mg – vinha bem, deu uma caída, mas foi campeao mineiro, não sei como vai começar, acho um time do mesmo nível do BAEA

    nautico – crise total, candidatíssimo a cair

    sport – perdeu o estadual, não tem lá um grande time, o BAEA é melhor, mas tem tradição de serie A

    portuguesa – pelo que vi na copa do brasil, timeco, candidatíssima a cair

    figueirense – não acompanhei, mas perdeu o estadual, e fácil, pro avaí, que é da segunda, entao não deve tá com esses time todo

    BOSTAfogo – ta em crise, bom time, mas não vejo grandes diferenças pro BAEA

    CUzeiro – foi mal em 2011 e continua mal em 2012, entao dá pa ganhar, mas é perigoso

    GAYmio – bom time, mas não tá jogando tudo que pode, tomara que continue assim

    internaciANAL – sempre um bom time nos ultimos anos, tem um dos melhores ataques do brasil com DAlessandro, DAgoberto e DAmião, tomara que DÊ pa ganhar

    coritiba – mudou um pouco o time do ano passado, ainda tem uma base, nao vi jogar, mas foi campeao estadual, acho do nivel do BAEA

    CUrintia – mesmo time campeao brasileiro em 2011, entao, pedreira

    PAUmeiras – nao gostei dos dois jogos que vi pela tv, nao tenho medo de afirmar que o BAEA joga melhor, mesmo tendo um elenco mais barato

    sao PAUlo – bom time, bom elenco, o que pode fuder com eles é o tecnico, nao gosto de leao, mas vem numa fase boa e pegaremos os bambis ja no inicio, entao, pedreira

    flaMERDA – em crise, e com joel sardinha vem cheio de marcação, dá pra ganhar

    vasCU – to na dúvida, tem bom time mas ja começou os problemas de relacionamento entre jogadores e tambem com o tecnico, tomara que os problemas aumentem e entre em crise, é melhor que o BAEA mas quem sabe

    FUDIdense – ta jogando bola redonda, dífícl, tomara que se canse indo ate a final da libertadores, nao me lembro agora quando pegaremos eles

    ponte preta – time perigoso, fez boa campanha no paulista, nao vai ser facil mas dá pra ganhar

    AS SANTAS – deixei esse pro fim porque é nossa partida de estreia. Melhor time do brasil. Vou pro jogo já preparado pro que vier ser lucro, mas como é futebol, quem sabe o BAEA não broca? Tomara que as santas poupem varios jogadores pra estreia contra o BAEA já que o embate acontece no meio dos dois jogos difíceis pela libertadores.

    BBMP!

  42. Passei o fim de semana todo dançando o CÚ DE FOCA DURO!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!
    BI-VICE!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!
    TOMARAM NO C…DE BAHÊAS 2011/2012!KKKK!!!!
    NÃO VÃO SUBIR,PORQUE O ELEVADOR TÁ NO FAZENDÃO!KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!E A GENTE NÃO LIBERA DE JEITO NENHUM!KKKKKKKK!!!!!
    PORRA CASSIO EU QUERIA DIZER TUDO ISSO NO DOMINGO!!!

  43. ….E MAIS,CONTRATAMOS UM NOVO CENTRO-AVANTE,DOUGLAS!KKKKKKKKK!!!!!!!
    MANDEI UM BOUQUÊ DE FLORES PRO LIXÃO EM HOMENAGEM A VITOR RAMOS E RODRIGO(DIA DAS MÃE)!KKKK!!!!!!!!!!!!
    NETO FALOU MAS SE DO QUE OUTRA COISA(SE A BOLA NÃO BATE NA TRAVE,SE LOMBA NÃO PEGASSE AQUELA BOLA,SE O JUIZ DESSE MAIS TEMPO)SEU OREBA,SE MINHA VÓ FOSSE VIVA,NÃO SERIA MORTA.

  44. No próximo ano, Marcelinho tem que pressionar a Federação Baiana de Futebol a implementar um Campeonato Baiano por pontos corridos, do início ao fim, para que se faça justiça ao time que conquistou mais triunfos, ao longo da competição. Olhando a tabela, percebo as disparidades: o Bahia concluiu o campeonato com 09 pontos a mais que o segundo colocado (o eterno Vice) e 11 pontos a frente do terceiro colocado e, ainda assim, quase fica de fora das finais, assim como o Corinthians, lá em São Paulo, que liderou toda a competição do Campeonato Paulista e foi “premiado” com uma desclassificação precoce, por causa de uma tabela que prestigia os fenômenos do acaso, da sorte, dos momentos imprevisíveis, dando “uma colher de chá” aos times irregulares que só precisam se esforçar para entrarem no G4 e deixar a vida te levar. Se a tabela de pontos corridos é tão bem vista no Campeonato Brasileiro da série A e B (não sei como se configura na C e D, atualmente) por que é tão combatida no Baianão?

    “Mais um Bahia, mais um, mais um título de glória!”

    44 títulos x 26 títulos baianos. Que disparidade. E ainda acham que podem tirar sarro com a gente!

    • Time grande comemora os seus títulos e, ao mesmo tempo, foca novos compromissos. Vamos em busca do nosso primeiro título da Copa do Brasil, Tricolor. Gosto desses desafios de enfrentarmos times tradicionais como o Grêmio, o Santos e depois o São Paulo, pois nos damos muito bem quando os enfrentamos. São times que não jogam na retranca absoluta, como o Remo e a Portuguesa, e, por isso mesmo, deixam espaços para o nosso contra-ataque, que tem sido uma grande arma. Pra cima deles Esquadrão!

    • Eu quero saber é até quando EDNALDO RODRIGUES vai continuar na Presidencia da FBF.

      Essa era a hora certa da diretoria do Bahia começar a fazer pressão p/ mudança de Presidente na FBF.

      É um absurdo o Bahia ter que se submeter aos mandos e desmandos desse vicentino mafioso, que todo ano tenta armar p/ dar o titulo aos vice.

      Esse ano a diretoria acordou, exigiu arbitros da FIFA na final, mas nem por isso deve aceitar a permanencia desse sujeito na presidencia da FBF.

      FORA EDNALDO RODRIGUES!!!!!!!!!!!!!

      PRESIDENCIA NOVA/IMPARCIAL P/ A FBF JÁ!!!!!!!

      Saudações tricolores!

      • Concordo com você, Xande Tricolor, mas, antes mesmo dele sair, já podemos usar o fato dele ser torcedor declarado do Vice contra ele próprio. Justamente por isso, tudo que ele faz, torna-se suspeito. Observe que, de tanto beneficiar o Vice nos últimos anos, dando títulos baianos com arbitragens mal intencionadas, este ano, ele se sentiu constrangido e decidiu acatar as reivindicações do Bahia em contratar árbitros de outros estados. Fato que, a meu ver, foi crucial para que tenhamos levantado a taça. Se fizermos uma pressão inteligente, poderemos modificar as regras do Campeonato Baiano do próximo ano, ainda que Ednaldo Rodrigues esteja à frente da FBF.

        Já perdemos um campeonato para os Vicentinos tendo pontuado mais do que eles, que, por sinal, nesse referido ano, pontuou menos do que o Vicetória da Conquista, que, por sua vez, havia levado uma goleada de 5 x 0 do Bahia. Essa regra atual do campeonato prestigia os times irregulares que apostam nas pegadinhas do destino.

        Vamos encampar essa ideia dos pontos corridos do início ao fim do campeonato, minha gente. Nada de mata-mata. Vamos valorizar o time com mais triunfo, que, por sinal, será sempre o nosso!

        ST, BBMP!

        • A falta de rotatividade na presidência da FBF é absolutamente antidemocrática!
          O sr. Ednaldo Rodrigues precisa abrir espaço para uma nova gestão, uma gestão em que árbitros como “Lobo Garrido” – com histórico de erros a favor do vice – não apitem Ba x Vice.
          Outro fato curioso é que não vejo grandes coberturas da imprenssa acerca do sorteio de arbitragem. Na verdade, eu não sei nem quais são os critérios de escolha dos caras que podem ser sorteados.

          • Isso também é verdade, Victor Baêa, acredito que se nos empenharmos em uma campanha, através dos blogs que discutem o futebol aqui da Bahia, assim como em blogs de alcance nacional como o de Juca Kfouri, de Milton Neves etc., pleiteando, urgentemente, a implantação de uma nova eleição para o cargo de presidente da Federação Baiana de Futebol, de fato, colocaremos o esquema das malandragens vicentinas das arbitragens em xeque, porém é necessário um empenho coletivo de nossa parte. Sinto que se essa turma que escreve aqui, nesse blog, tiver o interesse em fazer um pacto de estabelecer momentos estratégicos para colocarmos, em bloco, centenas de comentários, quase ao mesmo tempo, em blogs diversos, cobrando uma nova eleição para presidente da FBF, o efeito será promissor. Lembrando que o mesmo critério também valerá para eleições diretas em nosso próprio clube. Marcelinho está de parabéns pelo que tem pelo clube, porém tem que democratizar também as eleições no Bahia. Vale a pena nos organizarmos nesse sentido.

            O próprio Estatuto da FBF pode derrubar Ednaldo Rodrigues que se perpetua no poder de forma absurda. Temos que lê-lo para fundamentarmos as nossas cobranças. Mas não deixo de frisar que temos que cobrar mudanças também nas regras do Campeonato Baiano. O campeonato tem que ser de pontos corridos, do início ao fim. Sem mata-mata, como acontece no Brasileirão. Vamos prestigiar o clube que triunfou durante todo o campeonato e não o que o apostou na sorte!

            ST, BBMP!

          • Sandro deu uma grande ideia.

            Temos que usar de modo inteligente os veiculos de comunicação, tal qual as redes sociais e martelar essa questão da perpetuação desse sugeito no poder da FBF até conseguir atenção da midia.

            Se todo mundo participasse, com certeza surtiria efeito e ganhariamos destaque em algum jornal esportivo. Já fizemos um movimento

            #chupatvbahia

            que deu certo. Agora era hora de:

            #foraednaldorodrigues

            BBMP!

          • É isso aí, Xande Tricolor. Sugiro até que o pessoal do blog BBMP crie um post específico sobre isso. Esse atual presidente da FBF é apadrinhado pela equipe do blog dos Galáticos de José Eduardo, o tal do Bocão. Além disso, a TV Bahia, a rádio Sociedade entre outros meios de comunicação endeusam esse cara com o intuito de legitimar qualquer decisão tomada por ele. Poderíamos tentar uma entrevista com o ex-presidente da FBF, Virgílio Elísio, com o intuito de criarmos estratégias legais de retirar aquele pelego do poder. É interessante que a gente também encontre um candidato de renome que se postule ao cargo. Um sujeito idôneo, logicamente. Se a gente levar esse assunto a sério, poderemos fazer a diferença!

            BBMP!

  45. Mais uma vez falando sobre o jogo de quinta: acho que nós temos que mostrar para a diretoria, para a comissão técnica e para os jogadores que queremos, sim, conquistar a Copa do Brasil e que acreditamos que isto é possível. Vamos todos aproveitar esta boa onda emocional causada pelo título do baianinho, apontar pra frente e remar sem medo, lotar Pituaço, fazer o caldeirão ferver e não desistir. Os gremistas (cujo time não está lá essas coisas de sempre) estão achando que o Bahia é um adversário “fácil”. E então? Nós, torcedores, vamos corroborar com isso ou vamos lutar pra mostrar que não é bem assim, e fazer o próximo adversário já nos olhar com mais respeito? Os rumos do clube partem também de nós. Se nós, os “clientes”, não mostrarmos interesse na taça, vontade, ambição de sermos novamente grandes, reafirmação no cenário nacional (e um começo de afirmação no cenário internacional – no início do mês eu estava em Buenos Aires, vestido com o manto e um cidadão perguntou: “que time é esse”? Depois da minha resposta, ele falou: “mas está mal, hein? Está na série A”?), se não mostrarmos uma ambição positiva, eu dizia, ninguém mais vai se importar.

    Precisamos fazer a diferença no jogo, impregnar a “alma” do time, como estamos fazendo.

    É isso aí

    • Eu estou colado em PituAÇO nessa quinta.
      E concordo, Emerson! É estádio lotado e a gente fazendo pressão e cima dos grevistas.
      Outra, a Copa do Brasil tem sido a “ponte para reafirmação” para os grandes q estiveram fora da série A na história recente do nosso futebol.
      Vide Corinthians e Vasco!

    • Pra um time do nordeste conquistar uma copa do brasil é necessário que torcida, time e diretoria acreditem que isso é possível e estejam unidas é só ver o caso do Sport em 2008, os caras bateram Vasco, Palmeiras, Inter e Corinthians e foram campeões.

      O Bahia também pode basta acreditar e ir pra cima.

    • Também estarei colado no Pituaço, se Deus quiser.

      Volto a afirmar, sem medo de errar, que o Bahia é favorito diante do próximo adversário da Copa do Brasil.

      Assisti vários jogos do Grêmio este ano. E só vi muitas fragilidades no time. Vanderlei pegou o time já em crise. Quase tomou 2 x 0 do River em Sergipe, mesmo com o ataque dos sonhos(Marcelo Moreno e Kleber), conseguindo uma virada nos minutos finais por incompetência do treinador. No jogo de volta, estava sendo pressionado até a expulsão de um atleta do clube sergipano.
      Suou muito para ganhar do Ipatinga em Minas. Só teve uma chance, no final da partida, desperdiçada por Marquinhos para eliminar o jogo de volta.

      Aliás o time tem muitas deficiências. Marquinhos está muito lento. Não consegue ser titular, pois não está suportando o ritmo dos jogos. Com a contusão de Kleber, Bertoglio foi avançado e Marco Antônio tornou-se o único armador da equipe. Sinceramente, não o acho bom jogador. Fez um golaço um dia desses, um sem pulo sensacional, mas não é um meia que desequilibra.

      O argentino sim é bola, joga bem na armação e no ataque. Muito rápido e sabe concluir com precisão. Mas não jogará diante do Bahia, está machucado. Provavelmente Luxemburgo entrará com André Lima. Este está gordinho. Quase foi dispensado por deficiência técnica.

      Deve entrar com dois atacantes, pois joga com três volantes. Fernando, Souza e Léo Gago formam a espinha dorsal do meio. O ex volante do Coritiba está muito avançado, bom para os arremates de fora da área(ainda precisos), mas muito ruim para a criação da equipe. O time bem marcado não consegue criar e ainda sem Bertoglio terá muitas dificuldades.

      Souza esta mais para primeiro volante do que para segundo. Não consegue girar a bola e é facilmente desarmado. Fez até alguns gols no Gaúchão, usando sua alta estatura, mas é fraco com a bola nos pés.

      Fernando é um bom cabeça de área. Tem boa velocidade e sabe chegar na área tocando a bola. Deve ser ele o marcador de Gabriel. Confio nas investidas do humilde atleta da nossa base para evitar a saída do volante.

      Outro fator a ser aproveitado pelo Tricolor de Aço são os laterais. Gabriel, ex São Paulo, dá muito espaço. Até continua bem ofensivamente, mas sempre dá bragas. Está começando a perder a titularidade para Edilson. Aquele mesmo que passou pelo Vice. Já era lento naquela época, agora está pior. Ficou mais forte fisicamente e consequentemente cansa mais rápido. Seus cruzamentos e cobranças de faltas continua com eficiência, mas é só isso.

      Na lateral esquerda, Julio Cesar vinha bem, mas também machucou. Pará entrou em seu lugar com a mesma característica ofensiva, mas com muitas falhas na defesa.
      No miolo de zaga, Luxa está improvisando Gilberto Silva, tamanha a dificuldade e a falta de opções.

      Tentando ser imparcial(isto é quase impossível), o próximo confronto do Bahia não será tão difícil. Acho o Tricolor de Aço favorito a vaga. Está mais equilibrado, tem jogadores em boa fase e empolgados pelo título. Entraria com os três volantes do Bavice, mas colocaria Vander no lugar de Lulinha, para aproveitar a falha dos laterais do tricolor gaúcho.
      ST e BBMP!!!

  46. Saudações Tricolores em primeiro lugar – Jogaço.
    Pessoal, para variar a NET mais uma vez não transmitiu o jogo. Até o jogo do Sta Cruz x Sport passou. O que é que a NET tem contra a Bahia? Deveríamos colocar num Out-door “Parabens torcida tricolor pelo título” e que fique registrado que a NET não participou deste processo, portanto mostrou não ser parceira da Bahia no esporte.

    • A PRINCIPIO SERÃO APENAS 4 (quatro) QUE DEVERÃO SER ANUNCIADAS ATÉ A PRÓXIMA SEMANA SEGUNDO DISSE O PRESIDENTE, DENTRO DESTE 4 EXISTE A POSSIBILIDADE DO RETORNO DE PAULO MIRANDA SÓ QUE ACHO MUUUUUITO DIFÍCIL POIS ESTE JÁ FOI INCORPORADO AO GRUPO PRINCIPAL E DEVERÁ JOGAR AMANHÃ CONTRA O GOIAS.

  47. BBMP!!!
    Como diz aquele narrador da globo. “Haja Coração”.

    Segundo o presidente precisamos de 4 jogadores para o Brasileirão.

    Qual a posições precisamos melhorar?
    Quem seria os melhores nomes para dar uma dica para o nosso presidente?

    Comenta ai galera!!!

  48. A imprensa Vicentina está bufando de ódio por causa da conquista de nosso título baiano. Para tentar nos alfinetar, vivem a repetir que estamos sem ganhar o Baianão há 11 anos. Repetem esse mantra em todas as matérias. Como se ganhar título do campeonato baiano fosse uma novidade para a gente ou como se fosse um acontecimento fortuito, uma zebra. Está na hora de relembrarmos a eles de que temos 44 títulos e 81 anos, portanto, passamos mais da metade de nossa história ganhando esse campeonato. Fomos sete vezes consecutivos campeões baianos e, nessa década, que só está começando, quem ainda não conquistou um título são eles. A única década em que eles foram superiores à gente, em relação ao campeonato baiano, já faz parte do passado. E mesmo assim só possuem míseros 26 títulos.

    • Veja só, Sandro: quando nos referíamos aos títulos nacionais, eles vinham com a célebre frase:”Quem vive de passado é museu.”
      Agora, a vida deles é falar do nosso passado mais recente.Não eram eles que “viviam o presente”?
      E por falar em presente, o nosso presente de niver para eles veio direto da Grécia….

  49. 1 ja dizia mestre armando oliveira ,meus amigos e amigas. primeiro vou fazer uma analise passional desse jogo : eu critiquei todo os jogos do estadual de todos os times , onivel tecnico e fraquissimo,mas este ultimo ba vi foi de arrepiar , eu estava supernervoso nunca esmurrei tanto uma mesa ,foi emoção pura ,o gol de diones eu gritei o maior porra e gool da minha vida rs aquela imundice não podia ser campeao . sinceramente neto baiano e suas idiotices irritavam me a tal ponto que pedi que algum torcedor do bahia lhe aplicasse uma surra que idiota gay vagabundo ,jogo inesquecivel , parabens nação ,falcão ejogadores ,festa total ,emoção salvador foi so festa SOMOS CAMPEOES PORRA BAEEEEEA ACABAMOS COMO VICE IMUNDO .

    Agora vemo comentario “chato” mas necessario , o bahia jogou bem sim o time sentiu em algumas horas o nervosismo e a pressão de ganhar o titulo depois de 10 anos e cometeu erros infantis na defesa que permitiram a virada do vice mas que graças a são diones conseguimos o titulo ,falcão estava supernervoso e isso atrapalhou em alguns momentos o time embora seja do ser humano isso. Foi desparado o melhor jogo do campeonato ,o unico que prestou . Marcelo filho virou deus perante alguns torcedores e nisso que mora o perigo , tudo bem ele tem merito pelo titulo ,mas atorcida não pode esquecer que o titulo estadual por mais epico que foi e uma obrigação do bahia ,somos o maior time do norte nordeste e o decimo terceiro do Brasil e obrigação ganhar o estadual que isso fique bem claro ,o senhor marcelo filho cumpriu sua obrigação apenas isso.

    O bahia precisa de mais de 4 reforços sim , o bahia ainda não uma equipe praficar entre os 8 ,10 melhores do brasileirão , a nossa defsa e fraca o ba vice provou isso , o time e raçudo mas tem muitas limitaçoes tecnicas e esta vivendo mais das jogadas aereas com donato ,do que com um futebol mais tecnico do inicio da era falcão .

    Ganhar o estadual foi maravilhoso ,espetacular mas agora e brasileirão ,o bahia precisa de uns 6 jogadores de qualidade se não ebrigar naparte de baixo da tabela na serie A . tudo e festa e empolgação mas não sepode brincar como futebol ,pois abola pune ,temos que continuar atentos e cobrar reforços de qualidade,

  50. Texto tão bem escrito que, lendo, fiquei nervosa novamente, mesmo sabendo do resultado do jogo. Um turbilhão de palavras, emoção e ideias. Valeu Cássio!

  51. Morri de rir com a passagem “Com as pernas bambas pelo nervosismo do jogo, cheguei a encostar na escada e olhar para o chão, pensando que o importante é ter saúde, a família estar bem e imaginar que se passou 10 anos já, mais um não vai matar”…só faltou dizer que era pq Deus quis, enfim..

    • KKKK tbm teve uma hora que pensei assim,pow deixa lá,se perder vou ficar bem,vou trabalhar mais focado,que ano que vem a gente ganha,que o importante é ter saúde e família,etc..etc..

  52. Análise perfeita do jogo!!!!

    Gostaria de acrescentar alguns detalhes que percebi.

    Primeiro a falta de postura de Donato diante de Neto Boiola. Na bola na trave do centroavante, foi nítida a intimidação do atleta ao zagueiro. Fez o quis na área. Sacaneou Lomba, atrapalhou, empurrou Donato completamente passivo, intimidando a tal ponto de Souza e Titi irem após o lance conversar com o nosso número 3 . No primeiro gol do vice foi clara a falta de delimitação de seu espaço, deixando o falastrão escolher a posição para pular e subir sem ser incomodado.

    Mesmo com todas estas falhas, ainda acho um zagueiro com excelente potencial. Deve aprender com estes erros e evoluir. Continuou sendo uma grande arma ofensiva e isto deverá nos ajudar muito nos jogos fora de casa do certame nacional.

    Lulinha errou muito no jogo. Tentou um gol de letra, que seria um golaço, mas perdeu um gol sozinho com o goleiro. Isto não pode acontecer em uma decisão. Não era titular no Brasileirão passado, sempre entrando bem nas partidas. Acho que deve voltar a ser o talismã da equipe contribuindo durante os jogos. Tá na hora de dar mais oportunidade para Vander. Este revidou, por ingenuidade, a agressão de Uelinton, mas está sendo mais efetivo que o ex corintiano.

    Outro que “decepcionou” foi Souza. Perdeu um gol de cara, chutando na trave e ainda deixou de dar andamento em dois lances cruciais na partida. Dizem que estava sentindo contusão. Se for verdade, deve ser levado em consideração.

    No segundo gol do tricolor pude ver a comemoração dos atletas não relacionados. Estavam no mezanino perto da saída Oeste 3. Impressionante a festa dos jogadores. Mostraram a vontade de todo o elenco. Voou até cadeira. Fiquei surpreendente admirado.

    Agora não vi Ávine. Senti falta dele no campo, Gerley ainda não convenceu, e junto da galera do mezanino. Alguém viu?? Ele sempre alardeou a vontade de conquistar o título e não apareceu nas transmissões televisivas que assisti.

    ST e BBMP

    • Também acho que Vander deveria deitar no chão e fingir que morreu! Se ele não revida, no mínimo ganhava tempo e o estressadinho receberia um amarelo ou o vermelho mesmo.
      Como ele deu o empurrão, ficou fácil para o juiz expulsar os dois.
      Mas temos que dar um desconto porque ele é jovem e, acima de tudo, promissor.

      • Não é só por ser jovem. Pegue seu avô ou você mesmo, se coloque no lugar dele, você caido no chão levar uma bolada proposital e de sacanagem na boca do estômago (isso dói como a porra e deixa sem ar) o pivete já levantou na bruxa, se fosse um Neto Boiola ali ia ou até mesmo Souza que é experiente não ia só empurrar, ia querer da um murro na cara … acredite! Você já viu como Souza encara os zagueiros e os adversários? Sangue no olho. Óbvio de cabeça fria a experiencia conta pra caralho, porém de cabeça quente podia ser Matusalém do futebol…

        • Brother, Neto Boiola é jogador nojento, mas era final de campeonato. Caia na hora, brocava no jogo e saia pro pau depois. Exemplo de reação a desrespeito e porrada foi a goleada que o Santos deu na libertadores…

    • Eu também fiquei admirado com os jogadores que estavam fora eles vibraram demais nos gols, com os quase gols, gostei disso também pra mim é prova que o grupo tá unido e que eles estão em paz ($$$) com a diretoria ao contrário do vice que só faz brigar

      kkkkkkk

  53. Galera,
    Gabriel está em franca evolução, mas, opinando (e pedindo que discordem ou concordem), para se tornar um jogador mais completo, não seria bom ele evoluir nas finalizações? Eu acho que sim. Se ele melhorar neste sentido, ficaria um jogador fodástico para o nosso Bahia!

    No primeiro Ba-Vice, ele teve duas oportunidades de dar uma sapatada na bola e enterrar a Leoa. No contra-ataque do Ba-Vice de Pituaço, achei que ele telegrafou o cruzamento para Showza, quando poderia ter avançado na área pra brocar.

    Ele é péde anjo, revelação, liso, leve, cobrador de faltas perigosíssimas e jovem promessa, mas agora que ele parou de ser sacrificado em várias posições (René Simões e Joel colocaram garoto em vários esparros ano passado), tá na hora de melhorar e melhorar por ele e pelo Bahia.

    Exagerei?

    Outra coisa, Neto Boiola fala merda para ganhar Ibope com os vicentinos. Não tem um ano que ele tava querendo ficar no Japão comendo de pauzinho na boca …

    Antes do final da série B, quando ele fracassar junto com este time fraco e BI-vice, já vai ter brigado com os colegas, a torcida e até com a mãe dele!

    Por fim, mesmo com os dez anos sem títulos, após a conquista deste estadual, faço as seguintes perguntas:

    A) Qual é (sempre foi e sempre será) a maior torcida do Estado da Bahia?
    b) Qual é (sempre foi e sempre será)o time/nação com maior reconhecimento nacional?
    c) Quem é (sempre foi e sempre será) o maior campeão estadual?
    d) Que time é (e sempre será) o único vencedor de Brasileirão neste Estado?
    e) Qual é o único (provavelmente por muito tempo) representante da Bahia na série A?

    A ilusão vicentina diante de um período ruim do glorioso Bahia era muito, muito grande.

    ST!!

    • Tá faltando frieza ao Gabriel, na hora de finalizar êle se enrosca na bola ou da um peteleco. Mais ele está evoluindo e vai se aperfeiçoar.

    • Rapaz,

      A torcida do vice é tão descarada que ainda é fã desse cara. O maluco só tá preocupado com os prêmios pessoais dele, não tá nem ai para o time, só pensa em se aproveitar da mídia rubro negra pra tentar um contrato no sul ou no exterior para na primeira oportunidade vazar do vice.

      • @meuamigorafael lembrando que Neto Boiola não quis vim inicialmente para o VICE. Ele deu o zig e ficou quase duas semanas foragido até convencerem ele (por falta de opção – ninguém queria aquela desgraça) a vim jogar no VICE pra não ficar parado kkkkkk.

        Ai o fdp deu maior sorte. Os juízes marcam sempre pênalti pro VICE e botaram pra ele cobrar todos. Também convenhamos, ele não joga porra nenhuma, mas é um belo dum oportunistas, deu mole ele sabe aproveitar ehehehe. Mas pra min a artilharia dele se deve principalmente aos pênaltis.

  54. O tempo passa
    O tempo voa
    E a diretoria continua numa boa

    CADÊ AS CONTRATAÇÕES???

    Ficaremos só com Madson na lateral???

    Renato Cajá está disponível no mercado, meia canhoto de excelente chute e de bom passe. Bahia se mexe??

    Precisamos de outro zagueiro, ainda mais com a dispensa de Jussani.

    Vamos ficar a espera constante de Ávine? Gerley ainda não convenceu e Wiliam Mateus alterna boas e más apresentações.

    E cadê o atacante de velocidade da frente?? Lulinha está demonstrando dificuldades com titular do time. Ficaremos dependente de Jones Carioca???

    Diretoria, um título baiano não deve encobrir as deficiências de elenco. Vamos as compras, urgentemente, para não perder o time das contratações.

    ST e BBMP

    • Soube que já tem muita coisa acertada faltando só anunciar.

      Quinta a gente resenha sobre isso

      kkkkkkkkkkk

  55. PQP……Não estarei no Pituaço na quinta pois fico a trabalho até a sexta em Vit. da Conquista!!!!Más, estarei no Domingo contra o time de Gaymar!!!!Tenho certeza que o caldeirão estará lotado contra o Gremio e confio muito em um otimo resultado nosso!!!
    Penso um pouco diferente de alguns sobre palpite para o Brasileiro ( Lembrando que é apenas palpite ).Acredito que 6 clubes vão brigar pelo titulo:

    Santos,Corinthians,Vasco,Fluminense,São Paulo e Inter……Acredito que se reforçarmos bem esse grupo que está aí com pelos menos 3 titulares, temos muita chance de estarmos junto deles na classificação…Daí em diante é a torcida fazer a sua parte e ser o diferencial em casa!!!

    Temos que aproveitar o momento, os astros parecem estar ao nosso favor!!!

    Vai pra cima deles Esquadrão!!!

    Bahia 2×0 Gremio

    BBMP

  56. “Elas vestem a camisa… dos filhos. O coração de mãe fala mais alto. “Eu torço pelo Vitória, mas agora sou torcedora fiel do Bahia”, garante dona Sônia, mãe de Gabriel. Impossível torcer contra o filho. Dona Terezinha concorda. Quem diria que a mãe de Romário, cria da base do Vitória, seria Bahia de fé?

    “Minha mãe é Bahia doente. Não tenho dúvida que ela vai torcer pelo time dela. Ela é daquela que discute, é fanática mesmo”, se enganou Romário na sua última entrevista antes do BaVi decisivo das 16h deste, em Pituaçu. Dona Terezinha é fanática mesmo pelo filho. Tanto que, apesar de “Bahia doente”, como disse Romário, topou vestir a camisa rubro-negra para a foto de homenagem do CORREIO pelo Dia das Mães. Coração de mãe, sabe como é… Até a paixão pelo clube fica de lado. “O meu amor por ele fala mais alto, onde ele for, meu coração vai junto”, conta dona Sônia, toda orgulhosa.

    Resultado: Apesar de ter sido convocado para integrar a Seleção Sub-20,que disputará o Torneio 8 Nações,na África do Sul, devido a grave lesão no joelho direito no jogo de domingo, só poderá voltar a jogar em 2013.
    A mãe dele deve estar arrependida de ter vestido a camisa do vice.Deu o maior azar ao garoto.

    • Putz tbm achei isso,más essas coisas é melhor nem comentar…amor de mãe e pai é phoda…eu entendi,o ponto de vista dela,talvez por ter 2 filhos

    • Ô rapa, pai e mãe apoiam incondicionalmente os seus filhos. Tenho um que passou em 2010, num taste do E. C. V. e o fato de êle não estar lá, é único da opção pelo estudo! Se tivesse ficado, só não torceria pelo time, mas por êle até as últimas consequências!

  57. PQP!! MAIS UMA VEZ A MERDA DA REDE BAHIA DEU OPORTUNIDADE E DESTAQUE PARA NETO BOIOLANO ABRIR A BOCA (OU SERIA FOSSA?) E FALAR SUAS ASNEIRAS E SANDICES, AO INVÉS DE MOSTRAR SUA ATITUDE DE MARGINAL E DESEQUILIBRADO DEPOIS DO JOGO, AGREDINDO UM TORCEDOR DO BAHIA DEPOIS CORRENDO PARECENDO UM PRESIDIÁRIO EM FUGA, ELE O CORNO MANSO DO VITOR RAMOS… REALMENTE ESSA BOSTA DE TV BAHIA TEM QUE SE FUD… EU NÃO VEJO MAIS UMA MERDA DELES… GALERA, NÃO SE ESQUEÇA QUE O CHEFE DE ESPORTES DAQUELA MERDA LÁ É O JORGE ALLAN, SOFREDOR DO VICE, COM CERTEZA ESSA “MORAL” QUE UM JOGADOR PEREBA DESSES TER TANTO DESTAQUE…
    ELES QUE SE FOD… NA SERIE B.
    A INVEJA É DOENÇA CRÔNICA DOS VICE… ELES PIRA!! RSRSRSRSRS…

  58. Algum revolucionário se candidata a jogar um (ou vários) ovo podre na cara de neta bichabaiana

    Ainda dá tempo,pega esse fdp na saída

    Más eu tenho fé,de me bater cara a cara,com essa P-U-T-A
    um dia…nem que seja daqui a 10 anos

    Eu ainda vou perguntar a ela se ela bate em mim tbm…

  59. Um acalanto para o bichano:

    rom-rom

    Soft kitty
    Warm kitty
    Little ball of fur
    Happy kitty
    Sleepy kitty
    Purr purr purr

  60. TIME DE P-U-T-A

    OS VICES TÃO VIRADOS NA PORRA

    EU HJ QUASE MATO 2 DE RAIVA,KKKKKKKKKKKKKKKKK

    UM É VELHO E CONSIDEREI,O OUTRO TIVE QUE MANDAR SE F-U-D-E-R

    VAI P INFERNO REBANHO DE 10GRAÇA

  61. Campanha mate um torcedor do vice de raiva

    Você que torce para o maior time do Norte/Nordeste

    Amanhã use sua criatividade para matar um vice de raiva

    Mecha na ferida desse vicentino fdp

    Vamos diminuir essa população,matando (de raiva) um 4º da população Baiana

    Bote fé,os vices vão sumir…

  62. Pow o blog tá estranho Marcos

    Sapequei um coment totalmente inofensivo,sem nem 1 palavrão
    e caiu na malha fina pow

    E tbm os coments estão caindo no lugar errado

    Olha deve ser hacker ou cracker

  63. Alguém aqui do blog sabe o contato de senhor Balbino ? um cara que vendia dvds de jogos do BAHIA

    Antigamente tinha um link dele aqui no site ECBAHIA

    Puw quem souber posta ai,valeu

        • Aproveita e me diz em que outro jogo o juiz vai ter coragem de marcar um penalti desses? Tumulto normal na área, e o jogador do vice se jogou de pernas pro ar, parece até que já estava arranjado… pra ladrão burro-negro, ainda bem que não deu certo, todo castigo é pouco…

          • Eu nunca vi cobertura jornalística da escala de arbitragem. Filmagem da hora do sorteio, indagação dos porquês de certos nomes …
            Talvez seja distração da minha parte.

          • Tava mesmo mal intencionado Peixoto,um fdp,más n teve jeito…

            Esses caras vem da casa do caraleo,e chega aqui vê a cidade toda tricolor,vê a empolgação da galera,e sabe o que pensa um corno desse?

            Ele pensa assim:

            eu que vou mandar no jogo,tudo vai ser como eu quiser,pura birra desse fdp

            Porra Peixoto arranja alguém ai p meter uns ovos podres na cara da bicha baiana

            Se vc topar eu vou com vc, que já é fortão,eu fico mais seguro vei,kkkkkkk

          • Eu questiono a mesma coisa, Peixoto. Também achei que não foi pênalti, mas pensei que fosse o único que estava questionando esse apitaço do juiz. A meu ver, aquela reclamação toda, por parte dos Vices, no final do primeiro tempo, quando o Bahia fez um gol legítimo de Gabriel, numa falha esquisitíssima de Douglas, pesou na marcação do pênalti. Esse fato mexeu com o emocional dos jogadores do Bahia e quase nos tira o título. O Tricolor não dá sorte com juiz mesmo. Em plena decisão. Estádio lotado. Um lance, no mínimo, duvidoso. E o juiz apronta uma dessas contra o time da casa. Quero ver quando é que os lances duvidosos pesarão a nosso favor. Tomara que seja nesta quinta-feira, contra o Grêmio: dois pênaltis a nosso favor. KKKKK!

            ST, BBMP!

          • Minha mensagem apareceu no lugar errado!

            Estava fazendo um comentário sobre o texto de Peixoto sobre a arbitragem!

          • Eu também acho que não foi penalti, o jogador do VICE que foi esperto e malandro, sentiu a mão e se jogou.

            Agora pode ser penalti sim, desde que o Juiz usasse o mesmo critério e tivesse marcado penaltis a favor do Bahia, por isso Falcão reclamou, com razão, e foi expulso.

          • Teve um momento que o zagueiro deles empurrou Souza de forma muito mais assintosa, só que Souza não desabou na área….aliás poucas vezes Souza desaba…

            È tipico daquele timinho de merda cavar penalti, fez isso no campeonato inteiro e só assim conseguiu ser vice de novo

            Por falar nisso que povo chorão esses torcedores do vice, nunca vi igual kkkkkkk

            BBMP

          • Tá impossível postar hoje, a gente responde num lugar e sai em outro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            O blog tá de ressaca ainda!

            BBMP

          • Eles tem problemas com data, com tempo, ainda falando dos 11 anos sem título mas na verdade eram 10, só se referem aos últimos anos mas o time deles tem 113 anos, reclamavam que a gente vivia de passado, agora eles fazem isso, que loucura da porra kkkkkkkkkk

            Estão desesperados não tem mais nada pra falar da gente.

          • 1 sobre vanderleia luxemburgo alguem ainda o leva a serio? mau carater,bandido ,vagabundo,decadente nem vou perder tempo com aquele marginal travestido de professor pardal que foi humilhado no real madrid com todo merecimento

            2 entendo nossa empolgação ,mas não vejo o bahia ganhando a copa do brasil o ba vice mostrou erros infantis da defesa ,o bahia oferece muita chance de gol ao adversario tanto assim que lomba operou milagres e mais milagres e vivemos mais hoje de bolas alçadas para rafael donato do que com aquele futebol mais tecnico do inicio da era falcão . Foi espetacular ganhar o estadual mas isso não pode encobrir as varias deficiencias do time ,não temos laterais sobretudo na esquerda ,esse gerley e horrivel ,souza depois da contusão não vem sendo mais o mesmo,lulinha irrita pela falta de competencia em finalizar jogadas. e possivel vencer o gremio que possue um leve vejam bem leve favoritismo por jogar a segunda partida em casa e não pelo seu time atual que e limitado tb ,mas em pituaçu o bahia vence por 1 a0 . Mas o time que deve ganhar a copa do brasil e o são paulo pelo forte elenco que possue e o grande favorito , embora o esporte e futebol tudo pode acontecer ,mas pela logica o sp e o favorito ao titulo

          • quartas – semi – final

            basta vencer três confrontos pra que esse título saia. Claro que o São Paulo tem melhor elenco, é favorito, etc. Mas não esqueça que ganhamos ano passado desse mesmo SP, em pituaço, 4X3, jogo épico. É futebol rapaz, tudo pode acontecer.

            Sport, goiás, criciúma, ceará, vicetória, brasiliense, todos eles já estiveram nas finais deste torneio. Pq não o Bahia?

            TEMOS QUE ACREDITAR! LOTAR PITUAÇO AMANHÃ É OBRIGAÇÃO!

          • ISSO AÍ, falou tudo.

            TEMOS QUE ACREDITAR. Se desistimos pelo meio, aí é que não ganharemos nada, mesmo. Volto a dizer: se favoritismo por causa de elenco ganhasse campeonato, então nenhum campeonato precisaria sequer ser disputado.

            SE TORCEMOS É PORQUE ACREDITAMOS. NO MOMENTO EM QUE NÃO ACREDITAMOS, DEIXAMOS DE SER TORCEDORES.

            E que ninguém se iluda: o time muitas vezes é, sim, reflexo das arqubancadas. Se nos damos por satisfeitos com o baianinho; os jogadores, o treinador, os dirigentes também vão se dar por satisfeitos. O que nós queremos? Eu quero ser campeão da Copa do Brasil. Quando a torcida acha que o time “não tem esse direito”, porque existem “outros elencos melhores”, aí já era. É melhor fechar o clube.

            Tem que fazer que nem o Capitão Corisco: só e se entregar na morte, e com o parabelo na mão.

            That’s all

          • eu disse que o bahia não tem chance? eu disse que não acredito e bem diferente eu não sou deus posso estar errado e quero estar ,desses times que citou leandro,so o sport e o criciuma foram campeoes vc citou 6 e apenas 2 ganharam o que prova que o futebol existe o favoritismo que quase sempre vence embora exista a zebra tb

            o gremio perdeu o seu melhor jogador argentino bertoglio e isso diminuiu e muito seu favoritismo , esse imbecil do jornal zero hora e a vanderleia estão em outro planeta a unica vantagem do gremio e o segundo jogo no olimpico ,mas o time gremista tb tem muitas limitaçoes e um tecnico decadente essa pode ser a chave do triunfo do bahia e sua passagem pra semi finais ,mas não se pode esconder o favoritismo do sp com luis fabiano ,lucas ,jadson ,cortes ,osvaldo , mas o bahia ganhou em 2011 do sp ,estamos em 2012 . As pessoas não sabem o que signfica a palavra favorito , favorito e algo que se tem que levar em conta ,mas e um componente teorico e não pratico e definitivo . Não disse que o bahia não tem chance de titulo pois não sou dono da razão ,apenas nãoacredito e que o sp TEORICAMENTE e quem deve ser campeao,pelo seu melhor elenco

          • Enquanto isto, vejam o que este “jornalista”

            Diogo Olivier sulino diz do jogo de amanhã: “…O Grêmio é maior do que o Bahia, tem melhores jogadores, então é favorito…”

            “e se a gente disser que Bahia e Grêmio são iguais, o que ouviríamos? Pensa nisso. Abração e valeu a força”! E por ai vai!

          • o gremio ja foi maior que o bahia hoje esta no mesmo nivel o inter hoje e maior que o gremio e que o bahia .gremio ja foi pra serie b , esta ha seculos sem ganhar nada

            o elenco do gremio tem apenas o bertoglio como grande destaque e o marcelo boliviano tem talvez os laterais um pouquinho melhores que o bahia ,na media mais ou menos se equivalem , o gremio tem um levissimo favoritismo por jogar asegunda partida em casa,apenas por isso. mas o comentario desse jornalista e estupido e preconceituosos , o que não e e novidade no rio grande do sul sobretudo na ala racista gremista. muita gente fala de rio e sp ,mas o estado mais preconceituoso e o rio grande do sul( falcão e catarinense ta fora dessa)

          • Não me surpreende esse tipo de comentário. A torcida gremista é a mais racista do Brasil, portanto jamais vai admitir que hoje, Bahia e grêmio (em minusculas mesmo), estão no mesmo nível.

            O grêmio há tempos não ganha nada; foi eliminado do gauchinho na primeira fase pelo Caxias e na segunda pelo Internacional, nosso vice de 88, e o maior time do RS.

            Além desse jornalista, tem também o arrogante, pernóstico e fracassado Vanderlei Luxemburgo, um técnico que se acha o melhor, mas que no Brasileirão de 2011, empatou com o Esquadrão em PituAço e levou uma sapecada de 3 x 1, no Engenhão, quando dirigia o flamengo; que hoje é dirigido pelo nada saudoso Joel “Nariz de Coxinha” Santana.

            Amanhã é 2 x 0 e ponto final!

          • Tão chorão que segunda-feira eu vim trabalhar de botas Sete Léguas. A rua só não alagou porque a torcida deles é uma muquequinha.

  64. Rapaz… a situação do vice é tão calamitosa, tão pra baixo, que os sofredores burro-negros estão comemorando uma foto montada com o Messi segurando o pano de chão deles… kkkkkkkkkkkkkk!! E a tv caia ainda dá moral para esse marginal do lixão… deveria estar é na delegacia dando depoimento sobre a agressão que cometeu com o comparsa chifrudo! Lugar de vagabundo arruaceiro é na cadeia… e o tal do vitor ramos não sabe nem brigar, foi todo aberto pra cima do rapaz… se ele tivesse um pouco de malícia tinha se plantado e arrebentado a cara de corno dele!!! Estou tentando manter os palavrões sobre controle para não cair na moderação, alivia ai, galera!!! Daqui a pouco secadeira modo on para o jogo do vice!!! Estava até querendo que eles avançassem, para que talvez tivessemos uma final baiana na CB, mas já mudei de idéia! Os caras são muito abestalhados, perderam e ainda ficam falando merda tentando diminuir a nossa conquista… quero é que se lasquem contra o Coritiba e tomem no chicote direitinho na Serie B, voltando para a C que é o lugar deles…

    • Rapaz,

      Essa Rede Bahia é triste, mas estão tendo que engolir nossa conquista.

      Ano passado eles colocaram a torcida do vice cantando música para o Bahia com legenda e as porra, parabéns, as provocações de Neto Chorão vê se esse anos eles fizeram isso?

      Tô nem ai, quero que meu Bahia broque e que nós torcedores bote lá no twitter #ChupaTVBahia

  65. kkkkkkk os sentimentos são esses mesmo, quando a zorra tá dando errado eu tbm fico pensando nas outras coisas boas da vida,uma forma de tentar me conformar kkkk,mas depois brocou é uma alegria que não dá pra descrever,legal o texto.Quinta não posso, mas domingo estarei lá!!BBMP.

  66. Pra mim nenhum jogo de 6 gols pode ser considerado ruim ou feio. O jogo foi emoção pura. No mais, a análise foi perfeita, divertida e refletiu bem os sentimentos da torcida em diversos momentos:

    – “Defesa a la Banks” foi foda!
    – “Vingando Raudinei” isso sempre passa pela minha cabeça também.
    – E por fim, essa onda de pensar que o importante é ter saúde, a família estar bem etc.

    Pois é, o fato é que o BAHIA é a minha alegria. E foi muito bom ter esse sentimento de volta. E já passou da hora do BAHIA ganhar a copa do brasil. PRA CIMA DO GRÊMIO.

  67. Que fique claro que minha menção às mães de Gabriel e Romário (principalmente esta) não tinha a intenção de desrespeito.
    Só fiz uma relação entre o fato de ela ter usado a camisa do time para o qual não torçe, e no qual joga o filho,e a infelicidade de ele ter se machucado e, com isso,ficar fora da seleção Sub-20.
    Eu também sou mãe,poxa…

    • SE PREOCUPA NÃO NINNA ACREDITO QUE TODOS PENSARAM DESTE JEITO, AQUI NESTE BLOG É MUITA ZOAÇÃO APESAR DE EM VEZ EM QUANDO, RARAMENTE HAVER TROCAS DE FARPAS rsrsrsrsrsrsr.

  68. Moro em Brasília, fui ao jogo pessoalmente… Sem dúvida, foi o jogo mais emocionante que já vi pessoalmente em minha vida…

    Gritei tanto que estou rouco há 2 dias, hahahaa Lembrou os meus tempos em que morava em Salvador e ia a todos os jogos do Bahia na fonte…

    Rapaz, o Bahia pode ser eliminado da copa do brasil, que não estou nem aí… Impossível ficar mais feliz do que domingo após o jogo…

    O que vier é lucro! o mundo pode acabar amanhã, que não estou nem aí para nada mais!!!!]

    BBMP!

  69. Outra coisa: o torcedor do Vicetória não vota esse ano! Dois anos sem título, hahahhaa

    A justiça eleitoral já cancelou a parada!!!!

    BBMP!!!!

  70. Sou mais Titi que Gabriel Paulista, primeiro que Titi é raça, segundo que não leva tapa na cara, mas se a Rede Bahia e a FBF acharam isso o que posso fazer né? Pelo menos Lomba ganhou e Donato ganhou do manso do Vitor Ramos

  71. Aqui em minha terra a comemoração foi até tarde, até hoje visto minha camisa.

    Agora é conquistar a Copa do Brasil, e time nós temos.

    2 x o em Pituaço e avançamos pra semi – final.

    BBMP

    • Sempre apostei nele… desde o ano passado quando jogou na lateral direito contra o Flamídia…. Fiquei impressionado com a rapidez dele e o toque de bola…. ele dificilmente erra passes… e sempre procura tocar para o jogador melhor posicionado…

      Graças a Deus, a diretoria não ouviu parte da torcida que o criticava e queria ve-lo longe do Bahia…..

      Lembra da discursão que teve nesse forum sobre ele ser chamado para seleção ???? Será que se ele tiver as mesmas atuações no Brasileirão, ele não terá oportunidade no sub-20 ????

      E ainda teve gente falando que aquela merdinha de jogador do Flamengo (Adryan) era melhor que ele….. fazer o que, ne ????

      • Deus te ouça xará!!

        Que ele tenha ainda muitas oportunidades na seleção de base e, quem sabe, na seleção principal.

        Quanto a Adryan… me poupe viu… Só porque é do framídia neguinho enche a bola do moleque.

        BBMP

  72. NETO BAIANO deveria ser preso, sério mesmo. Aquela atitude dele no fim do jogo de querer brigar com todo mundo, apesar de ter uns 2 ou três do vice tentando segurá-lo, foi irresponsável. Poderia incendiar a torcidinha do vice e gerar uma grande confusão. Parecia que tinha cheirado 1 km de coca. Falou demais e não aceitou a perda do título. Chupa!!!

    • Weneto, ninguém ta falando da outra merda que Euvaldo José fez quando já estava fora de campo e voltou correndo para empurrar Souza quando este foi expulso. Vocês não estão lembrado desse momento não?. Eu nunca ví isso cara, foi um absurdo!
      Ainda tem comentaristas dizendo que o vice perdeu com dignidade e respeitou o resultado, eu sinceramente achei que eles apelaram e tentaram tumultuar de todo jeito.
      Quanto a premiação da FBF, esqueceram de premiar o vice pelo maior número de pênaltis
      marcados a seu favor num campeonato estadual!

      BBMP!!

      ST.

      • Se fosse jogador do Bahia, boça de latrina, tv bahia e outros, ia fazer a maior zueira. Daqui pra frente, como diz Zagalo, vocês vão ter que nos engolir.

      • euvaldo jose vamos chamar ele assim mesmo,criar uma musiquinha com euvaldo jose,dizem que ele pira com esse nome

  73. Se os árbitros forem marcar pênalti nesse tipo de jogada na área. Vão ser uns 10 todo jogo. Aqui no Brasil é normal o empurra-empurra nas cobranças de bolas pra área. Mesmo com esse juiz, fomos vencedores.

  74. Mais uma vez a TV Bahia e a FBF ( Ednaldo Rodrigues ) dão prova que são cachorras de peruca até na morte!!!Na escolha da seleção do campeonato eles escolheram do vice:
    Gabriel Paulista ( no lugar de Titi ), Uelinton(no lugar de Fael ),Michel ( no lugar de Diones ) e Neto Boiola…..
    Sei que não seriam todos do Bahêaço , más os vices jamais poderiam ter o mesmo numero de atletas que o campeão NUNCA!!!!

    Xupem tv uruca e Ednaldo Vice….Xupem!!!!

    BBMP

    • Bahia, 7 jogadores na seleção do campeonato.

      Vice, 6 jogadores na seleção de campeonato.

      Resumindo: VICE DE NOVO!!!

  75. Sobre o penalti: Concordo plenamente com Peixoto e os outros amigos tricolores. Falcao esclareceu q foi expulso justamente pq reclaim ou do juiz q se desse um penalti daquele Pra um Tinha q dar Pra outro (la ele). Cada jogo no brasil tem pelo menos uns 10 desses por jogo. Foi invencao de juiz querendo aparecer assim como a expulsao de Falcao. E o palhaco do Serapiada ainda concordando con tudo. Mas time con estrela e torcida eh ruim de ser batido. ST BBMP

  76. Realmente o blog está bugado, eu publiquei em resposta a um comentário e saiu cá em baixo como se fosse um novo comentário.

    Será que era isso que acontecia com Jair? kkkkkkkkkkkkkk

    • KKKKKKKKK TAÍ O MOTIVO DO JAIR RESPONDER NO LUGAR ERRADO

      rsrsrsrsr

      VCS ENCONTRAM CADA UMA DA ZORRA!!

      ST

  77. Bom, o campeonato baiano já acabou.

    1 passo – renovações Donato, Lomba e todos os destaques.

    2 passo – contratar os destaques dos times do campeonato baiano e regionais de estados e times que não tem tanta mídia.

    3 passo – contratar jogadores de nome com experiência e em boa forma, que venham para ser titulares.

    O 3 passo talvez se confunda com o 2 passo e não venha necessariamente nessa ordem. Eu particularmente prefiro o 2 passo do que o 3 por isso botei nessa ordem.

    Tá na hora da diretoria fazer uma graça.

  78. Eu ainda estou comemorando o retorno do campeão, mas já estou de olho na copa BR.
    Bahia 2 x 0 Grêmio.
    Grêmio 0 x 0 Bahia.

    Yes, we can!
    Lest’s go Bahia my porra!!!!!!!!!

  79. Pô, teve comentário meu que também saiu fora do lugar.
    Tem nada não, escrevo de novo.
    Copa Br.

    Bahia 2 x 0 Grêmio
    Grêmio 0 x 0 Bahia.

  80. O pênalti foi visivelmente uma pseudo compensação dada pelo Srº Juiz,pela pressão que os jogadores do vice fizeram no segundo gol do Baêa.

  81. BOM DIA AMIGOS TRICOLORES!!

    QUE SEMANA MARAVILHOSA!!!
    ALEGRE!!!

    SO UMA COISINHA!!

    ESPERO QUE OS JOGADORES ESTEJAM VENDO OS COMENTARIOS, MAIS UMA VEZ PRECONCEITUOSOS, FEITOS POR LUXEMBURRO, USEM ISSO PARA ARRANCAR MAIS FORÇA NO SEU CORPO E MOSTRAR PARA ELE MAIS UMA VEZ… CAMISA NAO VENCE JOGO, MAS SIM FUTEBOL E GARRA!!
    AINDA MANDO MATAR ELE…KKKKKK

    BOARA BAEAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

    • Bulhufas de Vanderlei de Silva ô rapa! Deve estar com darreia mental!
      Deixa essa bicha dar o espetáculo dele!

  82. Eu sei que teve comprometimento de todos, o “São Marcelo” Lomba verdadeiro paredão, no final do jogo a misera da gatinha de bigode faz o 4 gol, e o “São Marcelo” Lomba fechou o gol eu nem respirava papá, o coração batia mais que bateria de escola de samba. Falei com meu irmão eu lhe disse que era nosso, que seria seria sofrido, pois nada para o BAHÊA é fácil, e vi ele chorando me poquei, mas de nervoso aquele sofrimento, os minutos de acrescimos que não passavam depois que o Seneme colocou ponto final na partida ai papá… lascou chorei.

  83. Só uma coisa. Não gosto do Bahia jogando todo de branco. Pode ter sido bom para sair a zica dos 10 anos. Mas vamos voltar ao uniforme tradicional…

    • RPZ ESSE LANCE DE JOGAR TODO DE BRANCO FOI LEGAL PORQUE QUANDO O BAHIA JOGA COM O SHORT AZIVILIS CONTRA O VICE FICA PARECENDO QUE EXISTEM MAIS JOGADORES DELES QUE NOSSO E O BAHIA TODO DE BRANCO NÃO PARECIA TER MAIS DO BAHIA.

      ST

  84. O imbecil do luxemburro anda latindo merda de novo,parece q ñ aprendeu a lição do sapeca ía ía do esquadrão contra o flamerda 3 a 1 no Rio,quinta ele recebe o doce dele de novo, é um paspalho em fim de carreira.
    BBMP.
    ST.

  85. O que eu achei massa foi ouvir Gabriel falar, após o jogo, que já estava pensando no Grêmio…

    Pivete virado na porra!!

    Além de craque é focado!!

    Bora Bahia Minha Pooooorrra!!!

    • Gabriel é a pedra preciosa do Bahia!

      MGF tem que fazer de tudo para manter o menino aqui. É uma oportunidade de se criar um ídolo, que torce e ama o Bahia, e que, com fé em Deus, vai nos dar muitas alegrias.

      A concorrência já tá crescendo olho prá cima do moleque.

      MGF, vista sua roupa de sapo e dê seus pulos. Gabriel é do Bahia!

  86. SINCERAMENTE , EU ACHO QUE O BAHIA DEVERIA
    MANDAR JUNIOR , COELHO, ZÉ ROBERTO, JONES,
    JUSSANI, BOIADEIRO,CIRO, TODOS EMBORA
    ESSES CARAS NÃO SOMA NADA E CONTRAR NOVOS REFORÇOS.

    • MANDAR EMBORA NÃO É O PROBLEMA O PROBLEMA MAIOR É PAGAR A MULTA RESCISÓRIA.
      É MUITO ALTA E DE ZÉ ROBERTO DEVE ALTÍSSIMA, ACHO QUE O BAHIA TÁ QUERENDO SE ESTRUTURAR E JÁ COMEÇA FINANCEIRAMENTE, JÁ PENSOU MANDAR ESSES CARAS EMBORA DANDO UM CHEQUE SEM FUNDO? AÍ O JOGADOR COLOCA NA JUSTIÇA E O BAHIA TEM QUE PAGAR EM 90 ANOS ACUMULADO DE UNS 100 JOGADORES, QUANTO NÃO CUSTA? DEPOIS A GENTE FICA AQUI A PENSAR CADÊ O DIN DIN DA BILHETERIA, OAS ETC? É POR AÍ QUE VAI.

    • Junior eu não concordo, ele é útil entrando no segundo tempo… só não pode sair jogando que as pernas acabam logo… Ciro e Coelho tmb acho que devemos dar(lá ele) mais uma chance pros cabras mostrarem serviço… se não aproveitarem, rala peito!!!

    • Ciro tem potencial, falta se incorporar ao time.Coelho eu acho que tá bichado. Se não tiver tambem é bom!

  87. Vamo lá galera, sei que tem Santos domingo mas vamos fazer um esforço pra ir ao jogo do Grêmio, essa Copa do BRasil não tá tão difícil não, GrÊmio e Palmeiras na nossa chave são times possíveis de serem derrotados com aplicação tática e velocidade.
    Uma pena que Souza não deve jogar, tomara que Júnior esteja numa noite inspirada e não saia tanto da área.
    O Grêmio tem um meio campo forte defensivamente e que sai bem pro jogo, vai ter que diminuir o espaço pra evitar chutes de fora da área principalmente de Léo Gago, a mobilidade de Gabriel e de MOrais será importante mas eles vão precisar marcar pra ajudar os volantes.

    BBMP!

    ST!

  88. Rpz, que Luxemburro arrogante é esse??

    Amanhã é Bahia 3 X 0 no Gaymio, com fé em Deus!

    Pra esse boçal sair daqui de cabeça baixa, pianinho…

    BBMP!

    Vai pra cima deles esquadão!

  89. Pra mim noso time precisa urgetemente de lateral esquerdo que esse Gerley mim faça uma garapa, não mostrou pra que veio…n horrivel, Ávine ta foda, joga um jogo e fica 60 sem jogar, assim fica dificil pra copa do brasil, brasileirao e sulamericana

    • Gerley não foi contratado como reforço, e sim pra tapar buraco, já que estávamos sem os três laterais esquerdos. Então, pode-se dizer que ele mostrou, sim, a que veio.

  90. Estava dando uma olhada geral pela web no que escreveram (torcedores, jornalistas, blogueiros, jogadores e técnicos) até agora sobre o jogo de quinta-feira.

    É impressionante o tamanho da burrice geral e o preconceito desse povo.

    Falam muito nos jogadores “de nome” que o Bahia tem, como Souza e Fabinho. Incrível como não passa na cabeça dessa galera que a gente ouve falar em certos jogadores, e em outros, não, mas não necessariamente porque os que são “falados” são melhores, mas sim porque o time destes tem a visibilidade e destaque na imprensa que outros não têm.

    Um desses blogueiros falou que o Grêmio é favorito se fizermos uma “comparação entre os jogadores”. Como, se ele nunca parou pra ver Gabriel, Vander ou Madson jogarem? E como ele vai ouvir falar de Gabriel, já que o nome dele não sai da boca de Thiago Leifert, ou Alex Escobar, etc, etc – e não por ter qualidade inferior, mas pelo mero fato de jogar num clube de porte regional, pelo fato extra-futebolístico de que a imprensa nacional são as imprensas carioca e paulista? Além de tudo, são preguiçosos e prepotentes, já que em geral não procuram se inteirar do que acontece nos lugares mais recônditos.

    É. Os atletas do Bahia têm a obrigação de fazer um esforço psicológico muito maior, no sentido de se sentirem aptos a disputarem títulos nacionais, porque o imaginário brasileiro, mesmo antes da bola rolar, já os condena a perder. Já se entra perdendo. Foi exatamente isso que aconteceu na final da Copa do Brasil entre Santos e vice. O vice foi pro jogo totalmente entregue, sem brio, sem porra nenhuma (pra quem quiser falar de qualidade técnica, lembrem da final do Paulista do mesmo ano: o Santo André caiu pra dentro do Santos e perdeu o título no apito).

    Ronaldo Passos, depois do jogo contra o Fluminense no Maracanã pela semifinal de 88, falou o seguinte: “Foi um jogo muito difícil, é um adversário muito difícil. Mas o Nordeste também tem que dar seu grito de guerra, seu grito de liberdade”.

    Pra jogar no Bahia e desenvolver um espírito de campeão, o pensamento tem que ser por aí. Tem que ter algo além do dinheiro. Ainda que venham de fora, têm que incorporar isso (por isso que eu falo tanto que é mais difícil isso acontecer, e uns ignorantes que só conserguem enxergar um palmo à frente do nariz vêm me chamar de “bairrista”, sem nem saber o que isso significa direito).

  91. Gabriel veste a 08 que foi de Bobô.

    Pra outros times, a camisa emblemática é a 10. Pro Bahia, é a 08.

    Alô marketing, presta atenção nisso.

    • O avô dele foi campeão brasileiro em 59, ele veste a 8 de bobo campeão brasileiro de 88 e esse ano gabriel será campeão da copa do brasil

      pronto

      kkkkkkkkkkk

  92. Acho que não vai acontecer, mas se o Gaymio fizer gol amanhã, não quero ver a viadagem de sua torcida na corrida para o roça-roça. Vocês já viram? Quando o Gaymio faz um gol, os torcedores soltam a franga. Saem correndo para o alambrado e ficam de bumbum empinado esperando outro torcedor que encosta atrás, e assim por diante. É uma briga danada, pois quem fica por último não recebe carga pelas costas.
    TORCIDA VIADA DA PORRA!!!

    • É uma visão do inferno! Prefiro não me constranger com tal cena. Cada um tem sua preferência mas daí a levar isso a público e para o estádio de futebol…

      Atentado ao pudor rs.

      A imprensa do sul já dá como certa a classificação. hehehe

      O pessoal não acompanha o futebol daqui e fica achando. Eles não chegaram nem a final do Gaúcho, tomam cacete direto do Inter…

      Para ganhar delas, basta jogar 70% do que jogou no Bavice

    • Rapaz, pior que é uma viadagem da porra mesmo.

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Ficam num desespero da porra pra o time fazer gol e aí soltam a franga pra ver quem chega primeiro no alambrado e recebe a carga dos outros nas costas… Pagam pau mesmo esses gayuchos do gaymio

  93. Fala galera tricolor, por falta de tempo só agora consegui postar aqui meu É CAMPEÃO!!!!!!!! BBMP!!!!!!! CHUPA VICE!!!!! BORA NISGRAÇAAAAAA!!!!!! Apesar de ter comemorado muito, faltava fazer isso aqui no blog, agora minha comemoração tá completa :)

    Bom, depois de mais de mil comentários da galera, não tenho muita coisa nova a dizer, mas que jogo emocionante foi esse rapá, coração saindo pela boca…mais uma vez poderíamos ter matado o jogo e não fizemos, pedimos pra perder, mas isso não importa mais, importa que somos campeões e a inhaca saiu. Agora é pensar alto e buscar a CB, eu acredito e tô colado amanhã em pituaço.

    Desconfio que existe algum bunker em salvador, algum esconderijo secreto pra onde vão todas as testemunhas do vice quando o timeco deles perde. SOME TUDO!!! ahahahahahah

    Parabéns Falcão, o cara além de ser sério, trabalhador e inteligente, tem estrela!!! Eu fiquei contente qdo Falcão foi anunciado novo técnico do tricolor e minhas expectativas estão se confirmando. Só espero que no brasileiro ele volte a colocar o time ofensivo e prezando pelo toque de bola e jogadas ensaiadas, como fez durante o baiano antes das finais.

    Agora é hora de adicionar fermento nesse time. Trazer pelo menos uns 4 jogadores com qualidade pra serem titulares. E separar o joio do trigo, dispensar quem não presta.

    O que eu faria:

    – dispensaria Jones, Zeroberto (sei que tem multa mas analisaria isso), Junior (Rafael não é pior que ele), Gutierrez, Gerley, Fabinho, Jussani e Coelho. 8 dispensas.

    – traria um zagueiro técnico, um volante, laterais direito e esquerdo, um meia armador, um meia-atacante e um atacante de beirada. 7 contratações, uns 4 pra chegar e pegar a vaga de titular. Jorge Wagner seria um deles, encaixaria como uma luva no time.

    – traria umas 3 apostas de times baianos e das séries B e C.

    O elenco ficaria marromenos assim:

    Goleiros: Paredão, Omar, Renan, Bruno.
    Laterais: Madson, ***, Jussandro, ***, Ávine.
    Zagueiros: Dudu, Danny Morais, Donato, ***, Titi.
    Volantes: Helder, Fahel, ***, Felipe, Lenine, Diones.
    Meias: Magno, Morais, Jeferson(?), ***, Fábio, Paulinho, ***, Gabriel, Vander.
    Atacantes: Ciro, Lulinha, ***, Rafael, Souza.
    E mais 3 apostas.

    ST!!!

    *Esse luxemburgo é um boçal mesmo. Novamente desmerecendo o Bahia. É um bosta, tirado a porreta. BABACA!!!

  94. 6/05/2012 – 10h22
    Promoção SporTv chegou à reta final; Vamos ajudar!
    Da Redação

    Restam apenas 48 horas para o fim da promoção “O bandeirão é nosso”, criada pelo canal SporTv e lançada através do Facebook. O objetivo é descobrir qual a maior torcida da internet e doar uma bandeira de até 500m² à Nação vencedora. Vamos ajudar!
    A torcida tricolor, como sempre, é o destaque da competição. Até às 10 horas desta quarta-feira, e com apenas 2 dias sobrando para a divulgação do resultado final, 12.785 tricolores já participaram e mantém uma distância de 2.705 votos para o segundo colocado, o São Paulo. (Veja ao lado).
    Chegou a reta final! É hora de duplicar os esforços! Convide seus amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho, de faculdade, todos os tricolores! Vamos dar um gás extra e ampliar ainda mais esta vantagem para enfim, no dia 18, comemorarmos mais um título para o Esquadrão de Aço!

  95. VAMOS VOTAR GALERA, O BANDEIRÃO É NOSSA DA PROMOÇÃO SPORTV. FALTA 48 HS AINDA PRA ENCERRAR, VAMOS GARANTIR ESSE PRESENTE NAÇÃO.

  96. No blog do vice Pernambucano eles estão falando que Coritiba e Bahia estão na disputa por Jael, será que é verdade?

  97. Falcão campeão da Copa do Brasil 2012 depois disso ele será o substituto de Mamano Menezes na Seleção Brasileira.

  98. Vanderlei LuxemBURRO (não só ele, a imprensa sulista) continua a minimizar e falar que o Grêmio é favorito.

    É bom assim pq eles vão se atrapalhar!

  99. coments estilo Jair, rs.

    1 O meio de campo do Grêmio disse que ia fazer com o Bahia o mesmo com a fortaleza: ganhar aqui e lá.

    (Ta pensando que o Bahia é fortaleza …)

    2 Cd o Tiago Mastroiane? kkkk. Não deu as caras!!! vice “imundo”

    3 Neto Boiola é um inseto, deveria ser julgado na vara comum, e ser preso como um marginal, ele nem foi pra receber o troféu dele porque a vergonha deve ser grande!

    4 Secarei o vice hj pois quero que tome uma sapecada, pois se ” eles” aproveitaram ( só faz isto e sempre fez a vida toda) o botafogo em desequilíbrio e ganharam,hoje, porém, inverteu-se – que eles se exploda.

    5 ( ultimo) Perdeu com dignidade O TÍTULO? desculpa MENTIROSA, pois, isto é para abafar as agressões do vice que não souberam perder com dignidade,

    Chupa vice

    ST
    BBMP

    ST

    • Cara, A bicha baiana não foi por ele leu aqui no blog,que podia tomar ovo podre na cara,saco de merda entrando na boca, que só sai,etc…

      Estou num misto de loucura e loucura,e queria a final da CB BAHIA e vice

  100. Eu quero que Luxaburra se foda, seja no Gaymio, no Flamerda, no Cuzeiro, no vice…

    O Bahia tem que mostrar aos jogadores o que essa fdp anda falando por aí… Aliás, Luxaburra é uma ex-técnica em atividade, não ganha mais porra nenhuma.

    BAHÊA 2×0 Gaymio

    BBMP

  101. Em relação a reforços, ainda acho que se contratarmos 4 reforços de peso, teremos time para brigar por vaga em libertadores….

    Uma dica para a diretoria: o Jorge Wagner cairia como uma luva, jogador polivalente que joga em diversas posições… seria um ótimo reforço…
    Adriano Michael Jackson jogador rapido para fazer dupla com Souza, apesar de eu achar que Vander poderia ser aproveitado nesse posicao…
    Paulo Miranda ou EdCarlos, um dos dois para servir de opção na zaga… sinceramente, tenho apostado minhas fichas no Donato…. acredito que ele possa dar alegrias se tiver estrutura emocional para jogar contra times grandes……

    Obs: Titulo merecido de melhor jogador para o Gabriel… ele merece, garoto humilde e craque de bola….

    • Os fracos ficam em dúvida antes de tomar uma decisão; os fortes depois…

      Quando vão colocar o preto no branco nos contratos de renovação???

      A espinha dorsal deve ser mantida. Todo esforço será válido para manutenção da equipe. Lomba, Donato, Junior, Magno, Morais e outros devem ser mantidos. Coelho já mostrou não ser confiável, deve vazar.

      Quando vão em busca de reforços para o clube??

      Bons jogadores não faltam. O lateral Ramon citado na entrevista é um deles. Marco Aurélio , Bolatti(apesar de achar que não precisamos mais de volantes), Renato Cajá, Rafael Toloi, Manuel e Rodrigo Pimpão são alguns exemplos de jogadores sub utilizados ou disponíveis.

      ST e BBMP

      • Quem se lembra de Bill? Ele fez o gol de empate do Coritiba no final do jogo contra o Bahia em 2010. Outros jogadores jogaram aquela partida como Marco Aurélio e Enrico. Apenas o último não participou da equipe com invencibilidade de mais de 20 jogos e vice campeã da Copa do Brasil. Pois é todos os três estão em baixa nos seus clubes. Bill está sendo rejeitado no Corinthians, Marco Aurélio é reserva do reserva no Inter e Enrico foi dispensado da Ponte.

        Por que não dispensar Jones Carioca e trazer estes atletas, destaques das últimas boas campanhas do coxa??

  102. Gente, eu continuo batendo nessa tecla: vamos criar um movimento nas redes sociais, exigindo mudanças na direção da Federação Baiana de Futebol. Algo como: “Eleição já, na FBF” ou “Fora Ednaldo Rodrigues: presidente ditador” ou “Abaixo a Ditadura na FBF”. É necessário forçarmos a sua saída, pois, como alguns tricolores já colocaram aqui, a falta de rotatividade no comando dessa Federação tem criando uma “zona de conforto” para as ações inescrupulosas dos juízes torcedores do Vice. É necessário que a gente questione o fato de que um presidente da FBF, moralmente, não poderia ser conselheiro de time algum da competição em que está envolvido, assim como o presidente da Federação de Arbitragem. Ainda que seja legal e que esteja de acordo com o estatuto é, escandalosamente, imoral.

    • Outro fator que eu volto a questionar é o da regra da competição com mata-mata, na fase final. Pode até ser mais emocionante, porém é injusta com o time que obteve maior regularidade em número de triunfos. Quase que a gente perde o campeonato para um time que somou 09 pontos a menos do que a gente. Um campeonato inteiro não pode ser decidido em apenas dois jogos. A vantagem de ter dois resultados iguais e jogar a última partida em casa é uma grande ilusão, pois, se por um descuido, aos 45 minutos do segundo tempo, em um jogo empatado, o time detentor da “vantagem” leva um gol, pronto, jogou sua enorme diferença em número de triunfos, durante todo o campeonato, no lixo, pois a vantagem do empate passa a ser do outro. É justo isso? É claro que não. Justo mesmo são os pontos corridos do início ao fim. Não estou interessado em emoção como essa, quero mesmo é justiça!

      ST, BBMP!

    • É isso ai Sandro!

      Temos que continuar mesmo martelando nessa questão da perpetuação de EDNALDO RODRIGUES na presidencia da FBF até começar a surtir efeito.

      Eu sei que a hora é de euforia e comemoração, mas, para o bem do BaÊa, não podemos ser omissos em relação a isso. Acho, inclusive, que esse é um ponto que todos os torcedores aqui concordam.

      A nossa força está nas redes sociais. O blog poderia preparar um post falando nisso, inclusive servindo de alerta a propria diretoria do Bahia que deveria tomar uma atitude.

      Não é uma questão politica, é de fato uma questão moral.

      FORA EDNALDO RODRIGUES!!!!!

      PRESIDENCIA IMPARCIAL NA FBF JÁ!!!

      STs

      • Replicando o seu texto, Xande Tricolor:

        FORA EDNALDO RODRIGUES!!!!!

        PRESIDENCIA IMPARCIAL NA FBF JÁ!!!

        STs

        FORA EDNALDO RODRIGUES!!!!!

        PRESIDENCIA IMPARCIAL NA FBF JÁ!!!

        STs

        FORA EDNALDO RODRIGUES!!!!!

        PRESIDENCIA IMPARCIAL NA FBF JÁ!!!

        STs

      • Xande Tricolor, tanto Juca Kfouri quanto Milton Neves adoram uma polêmica, poderíamos, em conjunto, enviar diversas mensagens contestando essa permanência eterna de Ednaldo Rodrigues na presidência da FBF. Poderíamos também enviar um vídeo com os erros grosseiros de arbitragens, nesses últimos anos, que permitiram que o Vice se sagrasse campeão baiano. Essa relação entre os erros de arbitragens e a permanência do conselheiro do Vice como presidente da FBF tem uma relação promíscua e imoral. Acho importante a gente se mobilizar, por exemplo, nas redes sociais para eleger a torcida do Bahia como a mais vibrante ou a mais apaixonada pelo clube e tal, porém acho ainda mais essencial nos juntarmos para que haja mudanças na política da gestão da Federação Baiana.

        A torcida do Bahia é tão grande que mete medo nos adversários não só no estádio quanto nas redes sociais. A gente só precisa se unir mais para fazermos mudanças substanciais na vida do nosso clube!

        Observação: no texto acima, ao invés da palavra replicando leia-se reproduzindo!

        ST, BBMP!

        • É uma boa ideia mesmo Sandro,

          Eu já escrevi diversas vezes para o Juca Kfouri, a maioria p/ fazer denuncias em relação a roubos de arbitragem gritantes que acontecem aqui na Bahia.

          A ultima vez escrevi falando da falta de parcialidade e de criterios da tvice bahia quando optou pela transmissão do jogo do vice na final, ao invés do jogo do Bahia, quando, em realidade, se tivesse que existir algum criterio de desempate, esse tenderia p/ lado do Bahia, já que teve a melhor campanha do campeonato.

          Nunca recebi nenhuma resposta dos emails que mandei, mas acho que se muita gente aqui do blog mandassem emails relacionados ao mesmo problema (i.e com o mesmo subject do email), ou mesmo se os torcedores fizessem um manifesto e mandassem p/ ele, ou a redação do uol na secão de esportes, ou mesmo outros comentaristas como vc mesmo mencionou, acho que surtiria efeito sim. Acho tb que o blog (Marcão e Cia) poderia tb tomar partido nessa causa, afinal é uma causa que interessa a todos nós torcedores.

          Saudações tricolores!

          BBMP!!!!

          FORA EDVALDO RODRIGUES!!!!!!

          PRESIDENCIA IMPARCIAL NA FBF JÁ!!!!!

          • Tente esse broder aqui:

            http://www.espn.com.br/malia

            Ele é gente fina (do tempo dele) e se sua mensagem for bem fundamentada com certeza ele publicará ao menos uma nota.

            Duas recomendações: não o chame de “senhor”, o cara pira! Não escreva nos comentários, envie a mensagem por e-mail.

            BBMP!!!!!!

      • Rapaz o Enaldo se diz torcedor do Atlético de Alagoinhas e já foi até presidente. Mas se é tendencioso…

  103. Na minha concepção o grêmio tem um time mediano.

    Enfrentou dificuldades durante todo o estadual e vai enfrentar, na copa do brasil, um bom adversário somente agora.

    O Bahia tem condições de avançar, porém deve fazer o dever de casa. O que conta a favor deles é ser um time acostumado a esse tipo de competição. Isso conta, mas não é fator determinante.
    Agente lotando o PituAÇO e incentivando o time, temos condições de ir para PA com condições de classificar. Mesmo porque ganhando o jogo aqui la eles terão que se abrir e podemos tirar bom proveito da situação.

    Para mim o determinante é o jogo de amanhã.

    BBMP!!!!!!

  104. A Copa do Brasil, é a forma mais rapida de colocar o Baheeea na Libertadores.
    Dos times que estão na chave do Baheeea (Gremio,Palmeiras e A. Paranaense) na vejo time superior ao nosso Baheeea.
    Sendo assim, existe grandes possibilidades de nosso Baheeea chegar na Grande final desse campeonato.
    Na final tudo pode acontecer. Temos que fazer a nossa parte.
    Temos uma partida dificil amanhã, vitória sem tomar gols já e meio caminho para passar de fase.
    E torcer para nosso presidente contratar 4 jogadores titulares.

    BBMP!!!

  105. fato que estou de ressaca ate agora !!!!!! pqp … lavei literalmente a alma !!! quinta feira estarei em pituaçu novamente !!!!

    bbmp !!!!!

  106. Enquanto isto, vejam o que este “jornalista” Diogo Olivier sulino diz do jogo de amanhã:

    “…O Grêmio é maior do que o Bahia, tem melhores jogadores, então é favorito…”

    “e se a gente disser que Bahia e Grêmio são iguais, o que ouviríamos? Pensa nisso. Abração e valeu a força”!

    E por ai vai!

    • Sejamos realistas… Ele está certo.
      O Grêmio é mesmo (historicamente) maior que o Bahia, tem melhores jogadores, mas isso não significa que vai passar, afinal esse ano o time ainda não deu liga.
      Eu acredito!

  107. Tá vendo ai, eu sempre defendi Donato…

    Não que ele seja o melhor zagueiro do mundo (tanto que ele falhou algumas vezes – poucas mais falhou) porém ele é jovem, barato, promissor, alto bom em bolas áreas na zaga, e ainda de brinde os gols que ele faz no ataque.

    Inclusive a principal jogada do bahia é cruzar na área para ele.

    Não serve pro Bahia mas serve pro Flamengo né? Não que o Flamengo seja o melhor time do Brasil (pela mídia carioca deveria ser kkk, mas não é) … mas serve pro Flamengo e não pro Bahia?

    O fato é que o Flamengo está de olho em Rafael Donato e ele pode ir embora depois de projetado sem o Bahia ganhar nada.

    Donado é um jogador que o Bahia poderia comprar!

  108. Esse vicetória é mesmo uma comédia nacional. Estava eu escutando o programa Transamérica Futebol Clube de hoje, quando escutei Sinval Vieira comentando indignado sobre a gafe da Pênalty, patrocinadora do time do aterro.
    Imaginem vcs que a Pênalty parabenizou o Vicetória pelos seus 113 anos e ao invés de colocar o escudo do Bi Vice na mensagem, pois o do Flamengo.
    Esse time é mesmo uma piada!

    • Sue,

      No começo da sua mensagem, achei que vc estava falando metaforicamente quando disse que a Penalty era patrocinadora do Vice. Afinal foram eles (os Penalties) que levaram o vitoria a grande final… rsrs

      Saudações tricolores

  109. Esse vicetória é mesmo uma comédia nacional. Estava eu escutando o programa Transamérica Futebol Clube de hoje, quando escutei Sinval Vieira comentando indignado sobre a gafe da Pênalty, patrocinadora do time do aterro.
    Imaginem vcs que a Pênalty parabenizou o Vicetória pelos seus 113 anos e ao invés de colocar o escudo do Bi Vice na mensagem, pois o do Flamengo.
    Esse time é mesmo uma piada!

    • È um time que não se respeita, quanto mais aos outros. Acho uma boa troca….Ricardo Silva é melhor, a gente vai ver eles descendo ladeira abaixo

      BBMP

  110. Sejamos realistas… Ele está certo.
    O Grêmio é mesmo (historicamente) maior que o Bahia, mas isso não significa que vai passar, afinal esse ano o time ainda não deu liga.
    Eu acredito! BBMP!

  111. O Grêmio não é historicamnte superior ao Bahia, ele tem títulos superioes ao Bahia.
    Até o ano passado o Bahia tinha mais triunfos sobre eles, até perder ambos os jogos.
    Questiono essas afirmações porque fico imaginando se o São caetano faz aquele gol contra o Olímpia, ganhando a Libertdadores, seria maior que o Bahia? NUNCA! Assim como o Atlético/PR, que chegou perto disso.
    Grêmio, Inter, Galo e Cruzeiro tem méritos INQUESTIONÁVEIS, são fortes, mesmo sem o apoio da mídia sudestina e sem as cotas de tvs deles, mas “superioridade”, “maior” acho sempre expressões também qustionáveis. Se fosse apenas pelos títulos o São Paulo seria 20 vezes maior que o fla, assim como o Santos (também acho muito relativo o conceito de “maior torcida do Brasil”, ainda mais se fica atrás da gente, Nordestino, sem mídia, afastadod e grandes campanhas e títulos há anos todo ano no ranking de público).
    Forte abraço e BBMP!!!!!

  112. Como recordar é viver, relembrem a goleada de 5 x 0 que o Bahia aplicou no Vice, no BaVice de 18/05/86. Cláudio Adão, que sempre foi um craque, deu um verdadeiro show de bola ao lado de Bobô, nesse dia. O craque Cláudio Adão continua sendo o maior artilheiro do Campeonato Baiano de todos os tempos, pois não foi ultrapassado pelo Neto Boiola e também não precisou de 12 pênaltis ao seu favor, no campeonato, para chegar a essa marca.

    Olhem os golaços!

    http://youtu.be/fDfZn5a1elQ

    ST, BBMP!

  113. Time do vice prova que é um fdp,time miserento,azarado, miserável,cores do demo,enfim,anunciou ontem que Ricardo Silva estava evetivado,e hj anunciou Carpegiane Pqp

  114. Jair (ao seu estilo vou te responder aqui) O BAHIA VAI GANHAR DO GAYMIO

    Vamos entupir a boca desses gaúchos viados,a maioria desses caras sentam no banco,isso 4 em cada banco…

    Gauchada de merda,de bom só as mulheres

    Vamos vibrantes,eles vem todo desfalcado

  115. Reaalmente, é muito estranho os vices comecarem a afalar do passado, por outro lado da para entender, eles não tinham passado, o presente é hororroso (2º divisão) e o futuro… Ah, esse aí então será tenebroso.

    Outra é que eles elegavem 11 anos sem título do Bahheeaa!!!, se não me engano os vices conseguiram ficar 40 anos em jejum, algué ai pode me tirar essa dúvida?

    Bboorraa Bbaahheeaa Mmiinnhhaa Poooorrrrraaaaaaaa!!!!!!!!!!!

  116. O gaymio vem p não tomar gol

    VAI P CIMA DELES FALCÃO kkkkk li hj no correio que Falcão achava que a torcida gritava isso,e ele ficava louco,más já estamos em cima kkkk Falcão é o cara viu

  117. Quem me conhece,sabe que sou um anti-Luxemburguiano juramentado e sacramentado.
    Torço contra ele até se for o treinador de time de botão.
    Portanto,a sua “diarréia verbal” contra o Bahia,em nada atingirá nosso Esquadrão.
    Aliás,a sua carreira profissional como treinador de futebol está decaindo,diminuindo pouco a pouco,entrando em decadência,aproximando-se da sua extinção.
    Prá ele,sem dúvida, só uma das frases antológicas do nosso Odorico Paraguassú:

    “Calunismos. Eu também sou meio socialista. Não da ponta esquerda… do meio de campo, caindo prá direita!”.

    Ô treinadorzinho,seja honesto com quem lhe paga,e pare!!!!!

    • Fala Kemky!!!!

      Deixa Wanderley Luxibungo latir que cachorro que late não morde. Aliás os proprios jogadores que ele treina não o levam a serio (quem não se lembra do episodio do pum no treinamento do Flamidia?).

      Temos que mobilizar aqui no blog pra todo ano mandar vc pra Itacaré no dia da final. Olha, funcionou viu!

      abração e BBMP!!!!

      • Fala Xande!!!! Quáquáquáquáquáquáquáquá
        Essa combinação é infalível amigão!!!!kkkkkkk
        Abração!!!!

    • vanderleia recuou né ? ele recuou pois sabe que o gremio e um time bastante limitado e e sabe que seus dias de tecnico estão cada dia piores. luxemburgo e um mourinho dos pobres, arrogante ,mau carater

      quanto a imprensa gaucha ela e assim mesmo acho que os gauchos são um pouco parecidos com alguns baianos tem uma mania de coitadinhos tb ficam se revoltando contra essa bobagem de ‘eixo do mal” rj e sp e são muito regionalistas e xenofobicos odeio isso xenofobia e regionalismo combinam com racismo,preconceito e em casos piores nazismo . a diferença dos gauchos para os baianos e que muitos ou alguns gauchos são racistas. Somos todos brasileiros e nisso que temos que pensar . A imprensa gaucha sobretudo a imprensa gremista e xenofobica e com excesso de regionalismo aquela coisa de ah eu sou gaucho que a torcida do gremio faz ,alem daquela coisa imbecil de aplaudir o hino do rs e vaiar o hino do brasil mostram o perigo do excesso de regionalismo.

      o internacional e maior que o bahia ,o gremio ja foi maior ate a era felipao desde que scolari saiu do gremio, o time ganhou uma copa do brasil comtite e depois mergulhou numa crise que o levou a serie b e uma fila de titulos . bahia e gremio estão quase no mesmo nivel a diferença dos gauchos e a vantagem dejogar a segunda partida no olimpico ,so isso.

  118. Rapaz, odeio o vice, mais estou torcendo para ele passa de fase na copa, vocês estão vendo como desvalorizam nosso futebol, o FUTEBOL NORDESTINO, hoje no jornal do sul falaram dos mosquitos do barradao, que passava urubu entre outras coisas, BANDO DE FDP, detalhe só quem pode fala mal desses vices fdps somos nós Nordestinos ! rs , Sim voltando ao assunto, espero que o vice passe do coritiba e que o Bahia com Falcão calem a boca desses fdp sulistas ! Sim vamos falar do BAEAAA AGORA acho que o time precisa de reforços, paulo miranda para zaga, marcos aurelio ou michael jacskson pra o atk, douglas do corinthias esta sem jogar , pq nao buscamos ele ? GRANDE CONTRATAÇAO SERIA, e precisamos de um lateral esquero dodo seria uma boa já que não foi pra inter e roma como a impresa disse… E confio em 2 a 0 baea no gremio, BBMP

    • maicon a melhor resposta a estupidez e ao racismo ,preconceito e a ignorando e fazendo justamente o contrario ,somos todos brasileiros . nada de xenofobia e excesso de patriotismo e regionalismo no decorrer da historia mundial tivemos pessimos exemplos de que o excesso disso e capaz de fazer. somos todos brasileiros, o vice tem que perder do coritiba sim.

      • o bahia joga pelo bahia e o vice joga pelo vice. por favor excesso de xenofobia e regionalismo não leva a lugar nenhum ,alias leva :ao odio e intolerancia .to fora disso.

    • Caro Maicon o Douglas que tá no curintia tá gordo pra caraí. ele apareceu no jogo ontem e foi mesmo que não tivesse ido a campo. desculpe mas não acho uma boa não. Não esqueçamos que voltando de contusão e tempo sem jogas já temos o Jeferson aí.

    • Eu não… quero que o vice se exploda na casa do caraleo, de preferencia o mais rápido possivel… não se iluda, eles querem o mesmo para nós, ou pior! Quem dá a mão pra cachorro sarnento mal agradecido leva é mordida, e depois tem que tomar antirrábica que deve ser a injeção que mais dói no universo… eu já tomei e sei a porra que é! deixa eles se estabacarem e vamos torcer pro nosso Bahia!! A nossa torcida é abençoada e se ficarmos fazendo pensamento positivo para esses arruaceiros burro negros estaremos criando cobra pra nos envenenarem depois!!!

  119. Galera,
    Não vamos deixar essa imprensa cheia de preconceito denigrir nosso Baêa com certos tipos de matérias de gente lenhada. Invadam o blog desse jornalista e comecem a protestar contra esse preconceito com o BAEA e consequentemente com o nordeste, pois ele terão que respeitar NATORALMENTE !!!!!!! Vamos brocar o Grêmio nessa porra.

    Segue o link do blog do escroto: http://wp.clicrbs.com.br/noataque/2012/05/15/como-o-bahia-espera-o-gremio/comment-page-2/?topo=13%2C1%2C1%2C%2C10%2C13#comment-29651

    BORA BAEA MINHA PORRAAAAAAAAAAAAAAAA

    • Caro Jon Grilo,

      Eu não vi preconceito nenhum no Blog.
      O que eu vi foi incompetência pura e simples.

      O cara diz que o Grêmio é favoritíssimo e não diz o porque.
      E ele toma porrada de todas as partes dos comentaristas, entre os quais, quase todos gaucho e muitos torcedores do Grêmio.

      Ao responder alguns comentário ele tenta se justificar. E fica mais patente o quanto ele é incompetentemente ridículo.

      É só um bestalhão. Perca tempo com isso, não.
      Há coisas melhores para se ler, mesmo no nosso limitado jornalismo esportivo.

      ST!

  120. O primeiro passo pro fracasso é desacreditar.

    Eu acredito: Bahia 2×0 Grêmio. Vamos buscar essa Copa do Brasil, contra tudo e contra todos.

    E mais um detalhe: os Estados mais bem sucedidos sabem defender muito bem o que é seu. Temos que defender o que é nosso, sim. O resto é discurso pronto e raso pra imbecil acreditar.

    Seria sensacional um BA x Vice na final.

    • Não tem porque não acreditarmos. Ataque por ataque, sou mais o do Bahia. O unico problema é não levar gol, mas nãp acho que o Gremio tem esse poderio de fogo todo. Se o Bahia jogar com o mesmo time de Domingo ganha.

      ST e BBMP!!!

      • qual estado brasileiro e bem sucedido emerson?estamos todos na mesma merda ,e isso não e descurso pronto e a realidade todos somos brasileiros ,todos pertecemos ao mesmo pais o mundo e um lugar melhor sem fronteiras.pensamento regionalista demais e pensamento nazista ,racista e xenofobico to fora disso

        • minha mae e paulista emerson e eu sou baiano pelo seu pensamento tenho que me livrar e tratar minha mae mal porque sou baiano e ela pertence ao eixo do mal e sul maravilha e outras bobagens e isto que o excesso de regionalismo traz:odio e preconceito e disso estou fora , paulistas baianos,paranaenses , gauchos ,cariocas enfim somos todos brasileiros e acima de tudo seres humanos . mundo livre e sem fronteiras e um mundo melhor e mais humano

    • Concordo Emerson. Ratificou os comentários meu e do maicon.

      Todo mundo sabe defender o seu.

      Vamos defender a Bahia sim.

      Por um BAVI na final.

      BBMP!!!!!!!!!!

        • Se saia maluco!!!!

          Sou e sempre fui e sempre serei Bahea!

          Não me confunda com cacau ou com o povo lá do lixão não pai…

          Só queria sentir um pouco de orgulho do nosso estado.

          Mas é como o peixoto falou aí em cima:

          “Quem dá a mão pra cachorro sarnento mal agradecido leva é mordida (…)”

          BBMP!!

    • Cara, amo a Bahia, mas quando o assunto é futebol não tem quem me faça torcer pro vice. Quero mais é que ele se lasque em bandas. Na minha cabeça, a cadela não é da Bahia. É do inferno.

      • eu torço pelo bahia quanto ao vice ,cada um com seus problemas ele que se exploda. eu amo a bahia ,amo minas gerais ,brasilia ,londres o mundo sem fronteiras e muito melhor

          • Jamais torcerei pelo vice, nunca. nem morto 1000 vezes!!!

            Jair, o sentimento é esse mesmo de cosmopolitismo, somos de todas as partes,e sem fonteiras- amar as coisas daqui da terra é importante demais.

            Mas o Brasil tem o seus “Brasis”, que é excludente, preconceituoso, que vende a alma dos pequenos para alimentar o bolso dos grandes ( patrões, empresários, políticos).

            Mias não se iluda. Pois se depender do Rio grande do Sul e de São paulo eles já tinham-se segregado do BRASIL HÁ muito tempo!

            Porém lhe faço uma pergunta meio cristã: deve-se amar os semelhantes e os inimigos né? aí eu lhe pergunto, certo, mas onde estão meus semelhantes? pois meus inimigos eu sei muito bem aonde estão !!!!

            ST

        • Concordo com Jair e com o Poeta! nunca em minha vida eu vou torcer e me igualar a esses arruaceiros que queriam tranformar a festa do Bahia em tumulto generalizado! eles que se virem com as 1500 testemunhas que eles tem!

  121. Acabou o jogo do Coritiba contra o vicentino da Bahia,kkkkkk,eita torcida feia ,os bichos tem umas caras de coitados da porra, são uns merdas mesmo,amanhã tem time de massa em Pituaço,amanhã tem show da Nação.
    BBMP,ST.

    • cara graças a deus eu não tenho inimigos e não e questão de amar ou deixar de amar e respeito ,o principio e o de respeito . existem movimentos separatistas e nazistas no rs , existiu o sentimento paulista de se separa do brasil no governo de getulio vargas ,mas são coisas abonimaveis que não temos que levar em consideração em nossos coraçoes e sim abomina los ,os alemaes atuais serão odiados pelo que se passou no nazismo ? O que me preocupa no excesso de regionalismo e o odio esse foi o principio basico que hitler usou para o nazismo a tal superioridade germanica e que eram todos contra a alemanha . tem uma musica do chico buarque que mostra o que deveriamos seguir :” meu avo era paulista meu bisavo era mineiro o meu tataravo baiano ” nos temos um pais tão maravilhoso em termos naturais e um dos poucas coisas boas que o brasil tem e a unidade nacional , e a unidade nacional interligada com diversidades culturais de norte a sul , que tornam o brasil um dos paises mais tolerantes do mundo . imaginem como deve ser horrivel viver na palestina com aquela briga eterna entre judeus e muçulmanos? . Baiano não deveria odiar o paulista nem vice versa , somos todos seres humanos se alguns idiotas racistas ,xenofobicos do rs e sp fazem isso ,o melhor a fazer e ignora los ou colocalos na cadeia em casos extremos. não vou me rebaixar fazendo o mesmo que eles.e podem acreditar são minoria ,pode ser uma visão ingenua minha ,mas e preciso acreditar na paz e na boa convivencia se não iremos enlouquecer cara . Minha mae e paulista já fui a sp algumas vezes fui otimamente bem tratado ja fui em curtiba e tb ocorreu td bem ,agora idiotas racistas existem ate aqui em salvador ,olhem no shopping salvador ,cade os negros trabalhando? o carnaval da bahia e um forma de segregação racial tb,brancos nos camarotes e negros alijados na pipoca enfim e uma questão ampla e polemica.

      • Porra, Jair. Você brocou!
        Esse sentimento de pertencimento à um espaço geográfico ele é historicamente construído e visa atender a interesses dominantes. Se sentir baiano é importante para que o dominantes da Bahia continuem dominando a Bahia. O mesmo serve para São Paulo ou Sergipe. O mesmo serve para cada município. Ao interior de cada espaço geográfico desses, alimentamos rivalidades com os vizinhos. É assim SPxRJ; SudestexNordeste; SulxSudeste. Mas também é assim, BahiaxSE; SExAL; PExPB… como é Salvador X Feira de Santana; L. Freitas x Simões Filhos… O que os paulistsa dizem dos baianos em nada difere do que os amazonenses falam dos paraenses e vice-versa.
        Eu entendo que isso exista.
        Mas não deve ser generalizado.
        A maior cidade nordestina depois de Salvador é SP. Não é à toa que a quinta maior torcida de SP seja a do Bahia.

        Eu não sou baiano, nordestino, brasileiro. Eu sou uma pessoa que TAMBÉM é baiana, que TAMBÉM é brasileira, que TAMBÉM é nordestina, homem, baixo, misturado, com influência cristão, com amigos/parentes espíritas, ateus, do candomblé… Torço para o Bahia mas amo pessoas que torcem para o Vitória, Flamengo, Grêmio…
        Eu penso que tolerância seja o sentimento a ser cultivado, valorizado, perseguido.
        A crise na Europa não é econômica. É pq eles não se vêem como uma Nação. Mas a França, como é hoje, antes não era.
        Se Sergipe fosse anexado à Bahia, haveria muita reclamação. Mas daqui a cem, duzentos anos, todos seríamos baianos, não é mesmo?
        E mais: o que falam do nossos times, por acaso é diferente do que falamos dos times de outros times nordestinos, exceptuando dois ou três de Pernambuco?
        Há um verso de Mário de Andrade citado num show de Maria Bethania que diz que “a pátria é o acaso das migrações e o pão nosso onde Deus nos der”.
        Fica a dica: http://www.youtube.com/watch?v=Fziqw1PmYAQ

      • O JAIR NÃO É SÓ COMENTARISTA PARCIAL, O JAIR TB É HISTÓRIA.
        ESTOU APRENDENDO AQUI O QUE NÃO ENCONTREI NA ESCOLA. AGORA POR FAVOR PARA MELHORAR O MEU APRENDIZADO COLOCA UMAS PALAVRAS MAIS FÁCEIS AÍ NA MORAL.

        ST

    • E os caras são mal agradecidos também, já estão metendo o pau em Neto Gayano, que levou o time deles nas costas e mal ou bem botou o nome do vicetoria na mídia…

  122. concordo c os q apóiam um futebol baiano forte, acho q a atuação do vicetória no domingo só valorizou a conquista do meu amado Baêaa.

    Portanto, uma final BaXvice na CB, só daria força e vitrine pro futebol baiano.

    Além disso, seria mto mais fácil ganhar das cadelas de peruca, numa possivel final, né gente!!! e mto mais gostoso tb!!!

    BBMP!!!!

    • eu concordo em termos com isso augusto mas sou bahia quero que o vitoria fique fora da final e não suba pra serie A e se acontecer uma tragedia augusto ?o vice sendo campeao nacional em cima do bahia?seria um pesadelo . então eles que morram nas coxas do coxa

      bahia 1 gremio 0 .paz e sem xenofobia pessoal somos todos humanos acima de tudo

      • VENCEMOS O CAMPEONATO BAIANO POR JOGÁVAMOS POR DOIS EMPATES, COPA DO BRASIL NÃO TEM ISSO. SE FOSSE NA COPA DO BRASIL IRÍAMOS PARA OS PÊNALTIS E PÊNALTIS VC SABEM NÉ?

        POR MIM ELES SAEM NA 1ª FASE.

  123. Jair, o vice só deu trabalho pro Bahia no Baianinho pq estávamos sob a pressão de não ganharmos há 10 anos. tirado esse peso, futebol por futebol nosso time é bem melhor q o deles. Não tenho nenhum receio de jogar c o vice uma hipotética final da CB.

    Com relação ao preconceito, não acho que seja xenofobia querer um futebol baiano forte, os nordestinos em geral, em especial os baianos são conhecidos no Brasil por serem um povo boa-praça, hospitaleiro, que se entrosa logo em qq lugar q chega. já os sulistas, especialmente os paulistas e gaúchos, são arrogantes em relação ao nordeste, nos taxam de inferiores, e podemos responder a esse absurdo de várias formas inclusive com o futebol, e acima de td sem violencia, seria como se diz: “um tapa c luva de pelica”, uma final baxvice na CB.

    BBMP!!!!

    • logicamente, esses argumentos não me impedem de odiar o vice e querer eles sempre como nossos fregueses.

    • Se algum gaúcho acha que é superior do que os nordestino deveriam estudar muito para melhorar na educação, pois segundo o MEC é o pior estado em rendimento escolar, ao contrário do Piauí e Rio Grande do Norte que estão nos primeiros lugares!!!!
      abaixo o preconceito!!!

  124. Isso não é ingenuidade, não. É ignorância. Se não quer pegar um livro de Levi-Strauss pra ler, sugiro que vá morar em outro estado por uns tempos.

    Não VAI acontecer nenhuma guerra, sabe porquê? Porque já está acontecendo. Todo mundo sorri, mas se defendendo e se valorizando. A Bahia só sorri e acha que é verdade que os outros são mais capazes. Isso está ERRADO. Temos que reverter esse discurso. E parar de ter preguiça de pensar, só repetindo um discursinho babaca de pseudo-hospitalidade, quando na verdade é o seguinte: “pode pisar, que somos inferiores mesmo e vamos sorrir pra você”. Isso é o que o Brasil fez em quase toda a sua história (agora que esta começando a mudar) em relação aos gentis e que a Bahia faz em relação aos outros estados.

    Se defender não é errado. E não semeia o “ódio”, segundo essa visão pseudo-religiosa limitada e ignorante. Mas sim, provoca respeito.

    • Estados relacionados por PIB:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_PIB

      Estados relacionados por analfabetismo:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_analfabetismo

      Estados relacionados por IDH (Índice de Desenvolvimento Humano):

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_IDH

      Títulos do Brasileiro por Federação:

      São Paulo – 28
      Rio de Janeiro – 14
      Rio Grande do Sul – 5
      Minas Gerais – 3
      Paraná – 2
      Bahia – 2
      Pernambuco – 1

      -x-x-x-x-x-x-x-x

      “Estamos todos na mesma merda” revela a mais pura ignorância.

      Temos duas opções: ou achamos que é assim mesmo, ou trabalhamos para mudar – e aí a primeira coisa que temos a fazer é desenvolver um sentimento de zelo e defesa de nós mesmos, e não de “amém” para os outros. Pra isso, temos que nos livrar desse auto-preconceito que nos FODE, literalmente.

      Se não nos valorizamos, ninguém vai nos valorizar. Por isso que, do Sul pra cá, só refugo.

      A música baiana é um exemplo de sucesso que sempre é dado aqui, e que de uma forma ignorante é atribuído somente ao trabalho individual dos artistas – e isso é a coisa mais errada que se pode pensar. A música baiana hoje é forte lá fora porque O POVO BAIANO sempre a consumiu muito, nos anos 80. E quando você consome algo da sua própria região, deixa de consumir o de outra – o DINHEIRO deixa de ir pra outra. E o que acontece? Você provoca curiosidade e respeito das outras regiões, que aí sim, vão atrás disso. O recado, ainda que indireto, era: “Resto do Brasil, não precisamos da sua música para nos divertir”. Resultado: o Brasil se rendeu a isso, e micareta é um negócio que põe centenas de milhares de pessoas em qualquer lugar do país. Hoje, a música do Pará também faz isso.

      Pobre de quem desenha do poder do povo. Tanto de conseguir coisas boas pra si quanto de literalmente se foder por sua própria ignorância e subserviência (sim, o baiano não é hospitaleiro porra nenhuma, porque nem cuidar de seus aparatos turísticos cuida: o baiano é subserviente). O próprio povo brasileiro desdenha do seu poder. O baiano, na teoria não, mas na prática sim, mais ainda que o resto do Brasil.

      É uma mania desgraçada essa de achar que tudo é conspiração, sem olhar pra nós mesmos e vermos o que estamos fazendo pra mudar ou estagnar a realidade. A realidade pode ser melhor pra nós, baianos, e torcedores do Bahia. Depende mais de nós do que de MGF, do prefeito ou do governador. Podem crer nisso.

      • Moderação é foda. Esse texto escrevi antes de escrever o resto depois, quando a discussão já estava adiantada, rs.

    • Emerson,

      Se defender não é errado MESMO!!!!!

      Quanto ao medo de semear ódio, me parece coisa de extremista. Não é porque me defendo que semearei o ódio.

      É um extremismo sem noção.

      Nos respeitemos e seremos respeitados.

      Assinado!

      Abraço!

      ST!

  125. Honestamente, odeio o Vicetória, mas que seria fantastico uma final de Copa do Brasil entre Bahia e Vice, seria!!

    Não torço para o vice nunca, mas mostrar para o resto do país a nossa realidade, o nosso futebol, a nossa paixão, seria muito interessante, principalmente para o sem vergonha do Mano, que questionou Souza e Neto, mas não pelo futebol, pelo campeonato que eles participam, afirmando que qualquer um faria muitos gols. PRECONCEITO!!!

    SERIA MARAVILHOSO PEGAR O VICE NA COPA DO BRASIL!!!!

      • Irmãos tricolores, lamento, mas nesse caso a emoção em mim fala mais alto que a razão. FODA-SE O VICETÓRIA. Mas não se preocupem, pois se o Bahia participar da Copa do Brasil em 2013(“se”, porque almejamos vaga na Libertadores), torcerei por uma final entre Bahia e Feirense.
        Saudações!

        • MESMO SE FORMOS CAMPEÕES DA CB ESTE ANO NO PRÓXIMO OS QUE PARTICIPAM DA LIBERTADORES TB VÃO DISPUTAR A CB. ESTE É O ÚNICO ANO DE QUE TÁ DISPUTANDO A LIBERTADORES NÃO PARTICIPA DA CB POR ISSO SERIA MUITO IMPORTANTE VENCERMOS.

      • TÔ contigo Mara, se fosse por mim ele não teria passado nem na primeira fase, já foi longe demais, prefiro ser campeão em cima de um São Paulo, Palmeiras, times do sul pra deixar esta imprensa fuleira de bico calado, ontem o Neto boiola provou mais uma vez que só faz em campeonato bahiano mesmo, perdeu dois gols ele e o goleiro, lá ele não toma menos de 2 do coritiba… E HJ saírei de catu ás 16:00 hrs rumo a terceira estrela galera, vms lotar pituaçu, periquete 3 por 5 e churrasquinho de gato e ver o BAHEAÇO brogar o Geymio…

      • Essa é a Mara!! Bota logo o vice no lugar antes que cresça essa corrente “Vamos torcer pro vice”! Eu torço é pro vice vicejar na serie C!!!

        • Na série D.

          Afinal é o único que lhes falta.

          Depois podem desaparecer, pois terão cumprido sua missão.

          BBMP!!!!!

      • Sou bahea doente! Estarei no jogo contra o gaymio hoje!

        Não odeio o vice mas prefiro o vice do que qualquer outro time do sul na final. Seria melhor para nós.

        Não podemos misturar rivalidade com ódio.
        Não vejo nenhuma necessidade lógica para isso.

        Que o vice vá para final e seja vice novamente e o Bahêa Campeão!!!

    • Não se iluda

      Se a final fosse da Copa do Brasil fosse um Bavice, as manchetes do jornais do Sul do país iriam estampar as seguintes frases: CRISE NO FUTEBOL BRASILEIRO ; CLUBES BRASILEIROS NA LIBERTADORES ENFRAQUECEM A COPA DO BRASIL; TABELA MAL FEITA PRIVILEGIA OS TIMES MAIS FRACOS DA COPA DO BRASIL; MAIOR ZEBRA DE TODAS AS COPAS DO BRASIL E ETC…

      Por isso não torço por esta decisão. Prefiro jogar com o São Paulo e ser campeão. Serei muito mais respeitado e lembrado. E o vice continuará na merda.

      ST e BBMP

      • Isso iria acontecer mesmo, Barbedo. Por outro lado, a vontade é que essa situação passe a se repetir mais frequentemente – e deixar de ser execção, que na realidade é o que é hoje em dia.

        Apesar de eu achar que os mais cuidadosos irão lembrar que em 2010 o vice foi vice.

          • Foi exatamente esse o comentário do Dr. Osmar Corinthinas de Oliveira quando o Paysandiuris disputou a Libertadores. Coisa do tipo: é uma pena que o Brasil esteja sendo representado por este time fraco que vai cair na próxima fase …

  126. Fiz um comentário que ficou pra trás porque entrou no meio daqueles tantos que caíram, aparentemente sem motivo, na moderação, mas apoveito um trecho aqui:

    -x-x-x-x-x-x-x-x-x

    Ronaldo Passos, depois do jogo contra o Fluminense no Maracanã pela semifinal de 88, falou o seguinte: “Foi um jogo muito difícil, é um adversário muito difícil. Mas o Nordeste também tem que dar seu grito de guerra, seu grito de liberdade”.

    Pra jogar no Bahia, ou em qualquer time do Nordeste, e desenvolver um espírito de campeão, o pensamento tem que ser por aí. Tem que ter algo além do dinheiro. Ainda que venham de fora, têm que incorporar isso (por isso que eu falo tanto que é mais difícil isso acontecer, e uns ignorantes que só conserguem enxergar um palmo à frente do nariz vêm me chamar de “bairrista”, sem nem saber o que isso significa direito).

    -x-x-x-x-x-x-x

    Não adianta. Os “12” são os “12”. Os clubes do Nordeste, no âmbito nacional, sempre acabam levantando duas “bandeiras”: a do próprio clube e a de sua região. E está certíssimo.

    • Concordo plenamente!!!

      Na época da declaração de Ronaldo, estudava em um colégio particular. Havia colegas de outras naturalidades tentando disseminar esta cultura de um nordeste fraco, refletido em seus clubes de futebol.

      Cansei de brigar pela valorização da nossa região. A goleada em cima do Santos de Sócrates e os triunfos dentro de casa em cima dos times do Sul ( brocamos 3 x 1 em cima do Grêmio e vencemos o Inter na final) mostraram a força da nossa terra. O título brasileiro de 1988 ajudou na autoestima da Bahia. E não foi só aqui.

      Conheci, mais tarde, alguns nordestinos em virtude de trabalho em Brasília. Comemorando aqueles gols de Jajá em cima do Flamerda e cantando o hino para sacanear os cariocas (estes flamenguistas nascidos e criados no Rio de Janeiro), percebi coro formado pelos colegas alagoanos, sergipanos, paraibanos e até pernambucanos. Não entendi e perguntei como sabiam cantar o hino. Eles então relataram a torcida que tiveram pelo Bahia no campeonato brasileiro de 1988, pois era o time que representava o Nordeste.

      Falta o Bahia brocar mais um título nacional para aumentar a auto estima do torcedor. Ainda vivemos a era do sofredor, o acostumado a reclamar de tudo e de todos. É certo que as diretorias (ou uma oligarquia só mesmo) ajudaram a enraizar esta cultura de derrota, de fraqueza. Mas o momento é outro. A mudança está ocorrendo.

      Acredito na força deste time. Confio na boa apresentação e repito: ACHO O BAHIA FAVORITO PARA PASSAR DE FASE!!!! Estarei lá no Pituaço para conferir.

      Valeu, Emerson. Continue levantando esta bandeira de autovalorização e autoestima da Bahia e do Bahia…

      • Acabar com o “complexo de viralata” é importante para todo mundo. Pq, toda pessoa, em sua individualidade, deve ser respeitada e se fazer respeitar.
        Eu era do interior, Valença, e fui morar no Rio. Ouvi todos os tipos de sacanagem por ser “paraíba”. Mas antes, já tinha ouvido todo tipo de sacanagem em Salvador por ser do interior. Mas antes mesmo, na litorânea Valencia, ouvi todos os tipos de sacanagem por ser da caatinga (Sta. Inês). Quando morei em S. Paulo, a mesma coisa.
        Em Valença, sacaneava quem era de Ituberá, que sacaneava quem era de Nilo Peçanha que sacaneava quem era de Taperoá. E todos que eram da cidade, sacaneavam os que eram da zona rural.
        Em todas essas situações, eu sacaneava e era sacaneado. E muito cedo aprendi a lidar com isso: aprendi que não existe lugar perfeito e que um lugar não define o que uma pessoa é ou deixa de ser. Assim como torcer para um time não classifica ninguém.
        Bahia ganhando ou perdendo não torna a Bahia maior ou menor. Se fosse assim, aquela goleada para o Cruzeiro nos teria varrido do mapa.
        Portanto, continuo advogando que devemos resistir a todo tipo de preconceito, sobretudo dentro de nós mesmo. Mas devemos fazê-lo cultivando a tolerância. Nada de revanchismo.
        ST

        • Não discuti o “eu”, não discuto fatores psicológicos individuais de autovalorização e de autoestima. Cada ser humano tem suas formas de vencer seus temores e complexos. O individuo deve, como você bem disse, lutar dentro de si contra preconceitos e discriminações.

          Entendo o discurso de Emerson com a valorização da cultura de um povo. A discussão proposta foi o reconhecimento de uma visão equivocada de inferioridade por parte dos nordestinos, enraizada pela imprensa sulista.

          Esta ideologia errônea tem que ser combatida não só individualmente, mas também através de uma consciência coletiva.

          O time de futebol expressa esta coletividade. Representa o povo, representa o estado. Não é toa, a força do nome do nosso clube. Bahia por si só, já indica onde provém este time de tamanhas glórias. Assim com São Paulo, Corinthians, Flamengo e etc…

          O Tricolor de Aço ganhar ou perder não irá diminuir ou aumentar os problemas do estado, verdade. Porém as conquistas elevam a autoestima da região, que se mostra poderosa a nível nacional e rebate intolerâncias ou discursos discriminatórios.

          Os chineses, por exemplo, estão gastando milhões de recursos para tentar manter-se em primeiro nas Olimpíadas de Londres a frente dos E.U.A. Ser o primeiro no quadro de medalha não irá resolver o problema da mão de obra escrava chinesa. Não conseguir também não implicará na perda do posto de tigres asiáticos. Mas a IMAGEM PASSADA DE VENCEDOR, DE MAIOR CAMPEÃO OLIMPÍCO, SUPERANDO UM POTÊNCIA ECONÔMICA MUNDIAL, ENGRADECE SUA AUTO ESTIMA E FORTALECE OS ELOS DE LIGAÇÃO ENTRE SEU POVO COMO NAÇÃO E COMO PAÍS EM CRESCIMENTO.

          ST E BBMP!!!

          • Um Show de Comentário do Emerson e do Barbedo.

            É isso aí!!

          • Caro Marcos, sua análise está ótima. E concordo em muitos aspectos contigo. Mas, vc bem sabe, estamos falando de um troço extremamente complexo, e por isso vou por partes (a la jack).
            1. Não usei minha experiência para falar do individual (embora tenha parecido). A usei para demonstrar que o que acusamos (o coletivo) nos outros, repetimos. E com isso tentar romper com uma visão maniqueísta norte x sul; leste x oeste. Em que “nós” somos os coitados, as vítimas e eles os senhores do mau, ou o “eixo do mal” como alguém aqui usa.
            2. Não ignoro a música, o esporte, as artes em geral como mecanismos de criação de uma identidade. As grandes “potências”, as grandes “tiranias” usam e abusam do esporte para imprimir sua marca de superioridade. Isso é bom? Aqui… é preciso, pelo menos, por a pulga atrás da orelha. E vou resgatar o alerta de Jair. Esse sentimento de superioridade está na raiz de muitas tragédias. Ele cita a mais emblemática: o nazismo. Mas há na história inúmeras outras, passadas e presentes, sempre tendo a justificar a superioridade de um povo, de uma raça contra seus opressores.
            3. Você está, mais uma vez, certo quanto à China. A China é onde se aplica o mais primitivo e selvagem capitalismo. Talvez nem na primeira revolução industrial se teve o que tem na China. Marx deve se revirar no túmulo com a China Comunista. A ditadura brasileira também exultava o sucesso do nosso futebol, enquanto torturava brasileiros em seus porões.
            Acho que isso está claro para todos nós.
            4. Se vc retomar outros comentários meus, verá que antes de falar da minha trajetória, eu falei da construção de uma identidade geográfica (que também é cultural), que às vezes parece que caiu do céu, que é como a lei da gravidade, mas na verdade ela foi historicamente construída, e o foi na base da violência (física e simbólica) uma se impondo a partir da destruição de outra. Hoje o que identificamos como légitima cultura nordestina, muito dela já foi “estrangeira”. Hoje Teló está no mundo todo cantando uma música baiana e o “sul” se rende ao nosso (mais deles do baianos) carnaval.
            5. Para finalizar: e eu acho que aqui você há de concordar comigo: a linha que separa a resistência da intolerância é tênue, não é?
            E é nesta “corda bamba” que devemos trilhar. Tendo sempre o cuidado para não descambar para a intolerância, para o maniqueísmo que se resume em combater fogo com fogo.
            E resta a pergunta: lutamos para não ser queimados ou para queimar?
            6. Tentando fazer uma síntese: não ignoro nada do que aqui foi dito. Mas acho que temos de estar atentos a duas coisa, pelo menos: ter uma visão dicotômica de uma questão complexa; e praticar e exercitar, a la Gandhi, a tolerância.
            E acho que vitórias em qualquer campo social, reforça a imagem social de uma determinada comunidade.
            ST

    • Émerson, eu ia responder ao seu comentário genial lá em cima, mas lí esse agora melhor ainda, e vou fazê-lo aqui.

      Voce brocou, velho!

      Antes de atacar ou defender alguém, quero dizer que sou baiano, mas moro em SP, tenho DUAS FILHAS paulistas, e a minha namorada é paulista, assim como muitos dos meus melhores amigos. Domingo mesmo conheci um paulista absurdamente gente boa, e apaixomando pelo nosso Bahêa (o que o torna mais gente boa ainda…rs…), que é o Pedro, marido da Sue.

      Mas nada disso me impede de dizer que voce está certo!!! Não são essas lindas exceções que vão fazer com que a regra da maioria não exista.

      Ser pisado e sorrir é coisa para fraco! Não basta “não se importar”. O nordestino (e o baiano em especial) é tratado com desdém SIM – para dizer o mínimo – aqui no sudeste, e mais ainda no sul. E não se trata de racismo. Muitos deles têm MÃE E PAI baianos.

      É um sentimento de superioridade, não racismo.

      Alguns paulistas dizem que depois de conviverem comigo pararam de dizer “sem querer” gírias como “baiano”, que aqui em SP significa brega, ruim, tosco, de mal gosto. Quando o fazem, e depois pedem desculpas, com aquela cara cínica dizendo “mas não é o baiano da Bahia que eu quis dizer, vc entende, né? É só modo de falar…”, eu respondo que não tem problema:

      “A gente na Bahia também chama um otário, babaca, que cuida mais do seu dinheiro do que da sua mulher de paulista. Mas voce entende, né? Não é o paulista de SP, é só modo de falar…”

      Pronto! O sorriso cínico desaparece logo da cara do FDP. Ele sente a ferida na pele. O que fez com os outros, fizeram com ele. Aí ele fica bravo…

      Sou da sua opinião. Conquisto meu espaço com muita educação e gentileza, mas só com quem é educado e gentil comigo.

      Repito, AMO SÃO PAULO. E os maiores amores da minha vida são paulistas, mas engolir sentimento de superioridade não dá.

      ST!

      • Valeu, CB! Belo depoimento.

        Em tempo: Moro no Rio e sou apaixonado por essa cidade. E minha namorada também é paulista. Vira-e-mexe estou em São Paulo, cidade que também adoro.

        E é exatamente por isso que eu sei o tamanho da criatividade, da inteligência, do pragmatismo que o baiano tem, porque dá pra comparar – e ao mesmo tempo, a péssima autoestima que tem o nosso povo, sempre se curvando. O que falta na Bahia é o amor próprio, de verdade, que Rio e São Paulo e o Rio Grande do Sul têm. Conheci Porto Alegre também, e detestei a cidade. Feia, sem graça, sem atrativos, meio sem vida – e o gaúcho é o mais orgulhoso de todos. Ah, se o povo baiano em geral soubesse reconhecer o seu próprio valor…

  127. Bom, o que está me preocupando agora é isso:

    http://www.ecbahia.com/imprensa/noticia.asp?nid=23236

    Assim, é muito mais difícil ganhar do Grêmio. Aí, vai ficar lindo ser eliminado da Copa do Brasil e culpar diretoria e jogadores, quando a própria torcida não faz sua parte. Tinha que fazer o caldeirão tremer, porra. Se a torcida mostra desconfiança, não pode esperar que os outros sejam confiantes e vão pra cima.

    • Penso da mesma forma. A reclamação prevalece sobre o apoio. Até aqui no blog.
      Mais tarde estarei no Pituaço carregando minha gota d’agua para apagar o fogo da floresta.
      ST e BBMP

        • Ontem o jogo do Vice deu em torno 8.700 pagantes,mais sabemos que ele não tem torcida mesmo, mais a nossa é bem superior ainda mais que nem todo mundo conseguiu ingresso para o Ba x Vice. Então os que não foram se comparecer hoje a renda é capaz de dar igual a de domingo ou menor pouca coisa, porque como o Estadio é pequeno da para a torcida revesar acredito.BBMP

  128. Falcão inventando de novo 3 volantes!

    time de uma jogada só com Gabriel e madson.

    volantes de cada lado.

    • Cara, se for pegar o reulamento da Copa do Brasil à risca, é mais negócio ser mais cauteloso dentro de casa do que fora.

  129. O nosso Esquadrão preisa urgente contratar um zagueiro e um lateral esquerdo, além de um volante rápido, para poder reeditar as boas paridas de futebol solto, lápido e pra frente pois se Falcão tá “inventando” 3 volantes é devido ao fato de que os adversários do Bahia começaram a enxergas as falhas da zaga e da marcação dos volantes e laterais e foram exlorando isto. vide vice de conquista, vice de tudo e Remo. É notório que temos falha na nossa zaga. Tite e Donato estão bem individualmente(sendo que tite melhorou nas semi-finais do bahianinho) mas não dão aquela liga… Por exemplo ano pasado haviam falha mas havia liga entre tite e P.miranda. então aos que se desesperam com o lance dos 3 zagueiros, não esqueçam que copa do Brasil é diferente: gosl em casa é phod… Não pensem que gosto do time na retranca, pelo contrário. Por exemplo Lenie pra mim deveria ser titular, mas acredito que nosso Treinador está polindo o menino pra colocá-lo no brasileirão quando tver um outro volante experiente para orientá-lo em campo e que o acompanhe na rapidez. no mais é jogasr contra o gaymio com altivez como Campeão Bahiano e sufocar desde o inicio ao fim da partida, e para isso mesmo com 3 volantes podemos fazer, vide a final quando com 3 volantes comandamos e jogo após o empate no primeiro tempo, pois liberamos os laterais(emboa não confie no tal do Gerley) e r que não explorar a jogada mortal do Bahia entre Madsone Gabriel? Temos que jogar assim mesmo. O Santos por exemplo é um time que todo mundo sabe como joga: é bola pr ganso e dele pra neymar. A cois ao segredo é fazer funcionar a jgar, livrar-se da marcação. eu acredito que o Esquadrão jogue bem e faça o placar já no primeiro tempo: Bahia 2 x 0 Gremio.

  130. Ontem estava conversando com um brother do interior do Estado que torce por um time de fora … Segundo ele, grande é o Palmeiras que tem 8 títulos nacionais. Torcida, identidade cultural, paixão, amor, são coisas secundárias. Importa ter títulos!
    Para mim, obviamente ganhar títulos conta, mas amar e acompanhar um clube tem completa relação com a nossa identidade cultural e a nossa identidade cultural é a Bahia e o Bahia! Isso não impede que alguém se identifique conosco, ou que um baiano se identifique com pessoas de outro Estado.
    Ignorância, racismo, xenofobia, bairrismo são atitudes diferentes de amor próprio, defesa dos valores regionais e auto-afirmação. Isso vale para o futebol, mas vale também para qualquer outro âmbito!
    Em outros estados, muita gente “sem maldade” associa nordestino com breguice e burrice. Baianada é até termo do diá-a-dia.
    Claro que não necessariamente as pessoas falam isso porque nos odeiam; falam porque cresceram ouvindo e assimilaram independentemente de estar pensando que isso pode soar ofensivo para “nosotros”.
    Eu jamais me sentiria bem torcendo para um time que quando o zagueiro erra, um cara do meu lado vai falar: PQP, que baianada!
    Não alimento o ódio, acho bairrismo uma coisa chatíssima, sei que a diferença entre bairrismo e amor próprio é MUITO tênue, mas vejo no (in)consciente coletivo de algumas populações um sentimento de superioridade em relação a pontos específicos do país.
    Sobre favoritismo, as coisas funcionam assim para alguns comentaristas: se o time deles tá uma merda, é favorito pelo histórico, se está bonzinho, é favorito porque é muito melhor que o adversário, se o time é muito melhor que o do adversário, vai humilhar!
    Ainda bem que o futebol é muito, muito mais que isso!!! O Bahia figura no rol de campeões nacionais e é um clube de torcida apaixonada, se em decorrência de uma década (ou mais) em crise administrativa falta estrutura para montar uma equipe mais forte para um capeonato de turno e returno anual (Brasileirã), num campeonato de mata-mata, como a copa BR a gente não pode e não deve temer ninguém para não entrar em campo derrotados.
    A GENTE PODE TO BE CAMPEÃO PORRAAAAA!
    BAHIA 2 X 0 GRÊMIO.

    • Perfeito!!!!!

      Quem já morou fora da Bahia entende claramente o que vc escreveu!!!!

      Só discordo do placar: 3 x 0 para o nosso Bahia!!!

      ST e BBMP

  131. O papo tá muito tenso (de regionalismo, relação “Non Ducor Duco”, entre outras)!!!!

    Minha opinião: cada um sabe o que lhe doi, não vou argumentar sobre sentimento, muito menos tentar convencer, que cada um acredite no que quiser.

    Agora, para relaxar… um pouco mais de futurologia tosca:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/05/assim-como-em-2011-comentaristas-apontam-santos-como-favorito-taca.html

    Sou muito mais a minha C.A.G.A.D.A e o meu C.H.U.T.E…

    BBMP!!!!!!

    • Fala nação

      Que fudimento destes comentaristas de merda. Mas não dá nem para ficar irritado, pois já está mais do que provado que os elementos utilizados para suas argumentações são especulativas e midiáticas…

      É um absurdo considerar flamídia, bosta fogo e palmerda entre os dez primeiros utilizando os seus próprios argumentos…

      Um absurdoa!! realmente um verdadeiro absurdo!!!

      Resta-nos agora, calar a bôca destes famigerados infames!!!
      Sou mais sua análise pensador
      BBMP

    • Coincidência danada!!!!
      O único que colocou o Bahia na zona de rebaixamento foi Lucio Surubim, comentarista de Pernambuco. E o Sport não estava entre os quatro. Por que será???

      Caio Ribeiro, ex jogador do São Paulo, é o único que coloca seu ex clube entre os três primeiros. Haja imparcialidade!!!!

      O blogueiro do Paraná colocou o Coritiba em oitavo, que pessimismo!!!!

      O catarinense exclui o Figuerense do rebaixamento.

      Nem o comentarista de Campinas rebaixa a Ponte Preta.

      Não vi bairrismo nenhum nesta coleta de dados.

      ST e BBMP

    • Pra min isso é tudo baboseira, quem vai se pautar em cima de especulações? Quem são eles? Nostradamos ou tem bola de cristal? Me dá o número da mega sena então!

      Então lá vai meu palpite, Bahia campeão da Copa do Brasil e do Brasileiro.

      Meu palpite não difere da lógica deles.

  132. Fala Nação

    Hoje será um desafio e tanto para o tricolor. Enfrentaremos o primeiro time realmente qualificado do ano. Agora é a hora da onça beber água…

    Preciso deixar minha indignação… NÃO conseguir comprar o meu ingresso pro BAxvice, graças às máfias e os degraçados dos cambistas, eu que como muitos que foram a vários jogos do Baeaço, na hora do filé fiquei de fora…

    Hoje que é um jogo importantíssimo e que acredito ser o título do ano que temos chances reais de conquista não teve nem 10.000 ingressos. CADÊ A NAÇÃO???

    Digo-vos que estarei hoje no Pituaciuves e com o Baeaço na final desta copa (tenho certeza disso UTILIZAREI DE QUALQUER ARTIFÍCIO PARA CONSEGUIR MEU INGRESSO.

    Vamos Nação sair das poltronas e descer pro Pituaçus empurrar o tricolor!!!

  133. O flamídia está de olho em Rafael Donato…

    Engraçado é que os especialistas de plantão daqui cotidianamente dizem que nosso zagueiro não tem nível técnico para jogar no Baêa e nem na série A.

    Será que o Flamídia não percebeu isso também}? Ou esqueceram de consultar nossos honoráveis especialistas??

    Eu acho o Donato um bom zagueiro, tem boa qualidade na saídade de bola e desarme, agora é clara a sua deficiência nas bolas aéreas defensivas… mas isso pode ser TRABALHADO. O que faz o Flamídia se interessar por um zagueiro que é constestado tecnicamente??

    Fica Donato!!!!

    • Bom pra você, Donato era bom se futebol fosse voley, assim: tem uma bola que vai ser alçada na área bota ele e depois tira logo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  134. RPZ O BICHO TÁ PEGANDO AQUI, AINDA NÃO CONSEGUIR COLOCAR OS COMENTS EM DIA DESDE QUANDO COMEÇOU ESSE NEGOCIO DE REGIONALISMO, DISCRIMINAÇÃO E TAL. OS CARAS VEM COM CADA PALAVRA DA ZORRA AÍ EU TENHO QUE PARAR PARA BUSCAR NO AURÉLIO O SIGNIFICADO.

    ZORRA ESTE BLOG TB É HISTÓRIA, VCS ESTÃO DE PARABÉNS.

    AGORA VOU PEDIR UMA COISA: VAMOS DEIXAR UM POUCO DO LADO ESTE ASSUNTO E VAMOS NOS CONCENTRAR NA PARTIDA DE HOJE QUE SERÁ MUUUUUUUUUUUUUUUUITO DURO MAIS ACHO QUE VENCEREMOS E VENCEREMOS MUITO BEM, ARRISCO ATÉ UM PLACAR ELÁSTICO A NOSSO FAVOR.

    ST

  135. No ano que vem precisamos tocar fogo em outro vestiario antes de algum jogo para o Bi do Estadual.Hoje é broca. BBMP

  136. Bom galera quanto ao Donato acho êle bem proveitoso ao time, não é muito seguro como zagueiro, mais tem boa presença no ataque. Agora vamos deixar de lenga lenga e nos concentrar para o jogo. Pituaço nos espera daqui a pouco! Avante Bahêa!

  137. Dois gaúchos, num hotel, dormindo no mesmo quarto.
    De madrugada, um deles arriscou:
    – Preciso dar uma trepadinha, senão não durmo.
    – É mesmo… eu também.
    Então eles fizeram um acordo:
    – Eu te faço uma pergunta. Se tu errares, te co..; se acertar, me com..
    – Pode mandar….
    – O que é peludo, anda no telhado e faz miau ??
    – Jacaré!
    – Acertou, acertou, acertou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>